Superman em pintura de Alex Ross reproduzindo a capa de "Superman 01", de 1940.

O diretor Zack Snyder, que comandará o novo filme do Superman, foi entrevistado pelo jornal Los Angeles Times e questionado sobre a relação com os cinco longametragens anteriores e de como é o trabalho com Christopher Nolan (diretor dos filmes de Batman), que atua como produtor do projeto.

Snyder (diretor de 300 de Esparta e Watchmen) disse: “Literalmente, a única coisa que todo mundo pode começar a pensar sobre isso é que estamos fazendo um filme que finalmente irá no sentido de desconsiderar os outros filmes do Superman. Se você vê Batman Begins, está lá a estrutura: está lá o cânone que nós conhecemos e respeitamos, mas por outro lado, há de considerar que há coisas que não estiveram em nenhum dos outros filmes”, afirma, comparando a nova franquia do homem morcego comandada por Nolan com a antiga, dos anos 1990, produzida por Tim Burton e por Joel Schumacher. Continua: “Em cada aspecto do design e da história, a coisa toda é muito mais na perspectiva de ‘respeite o cânone, mas não seja um escravo dos filmes’ [anteriores]”.

Zack Snyder: responsabilidade de criar uma nova franquia do homem de aço nos cinemas.

O diretor também foi só elogios ao parceiro Christopher Nolan, que atua não somente como produtor, mas é coautor da premissa do roteiro (juntamente com o escritor David S. Goyer) e atua como um tipo de consultor criativo. Os dois têm conversado bastante e a colaboração está ótima, segundo ele.

Sobre o que fazer com o homem de aço nos dias de hoje, fez uma reflexão interessante: “Superman é uma constante no universo. Você sabe que se você fizer o Superman legal – ou pelo menos se você o fizer com respeito – terminará com algo grandioso. Mas, de algum modo, também é um território inexplorado. Ninguém sabe quem ele é. De algum modo, Superman é o mais famoso super-herói do planeta, mas também é o menos conhecido. Quem ele pode ser? As pessoas têm idéias preconcebidas sobre ele, mas provavelmente todas estão erradas”.

Henry Cavill, o novo Superman: caberá a ele a tarefa de mostrar o mundo interior do homem de aço.

De fato, os filmes de Superman produzidos entre 1978 e 2006 exploraram muito pouco o mundo interior do homem de aço, temática comum em muitas das histórias em quadrinhos recentes e da série de TV Smallville, embora esta não seja uma unanimidade entre os fãs.

Sobre as considerações do cânone, podem indicar que Snyder será de algum modo respeitoso com o visual do homem do amanhã. Este tópico é pauta de intensas discussões na internet, como o leitor do HQRock pôde conferir no post publicado em 24/02. (Não viu? Corra lá!).

A questão que não quer calar continua: Superman usará ou não a sunga vermelha sobre a calça? O que você acha? Escreva nos comentários!

O diretor prometeu divulgar o visual do herói antes do início das filmagens, que devem ocorrer a partir do meio do ano. Faz isso para evitar que imagens ruins captadas no set por fãs ou paparazzi sejam divulgadas primeiro. Como dissemos no post anteriormente citado, Snyder tem grande preocupação visual em seus filmes.

Viggo Mortensen: apesar de não confirmado, os fãs torcem para que ele interprete Zod.

O novo filme do Superman, chamado por enquanto de Man of Steel, além de produzido por Nolan, escrito por Goyer e dirigido por Snyder será estrelado por Henry Cavill. A mãe terráquea do último filho de Krypton, Martha Kent, será interpretada por Diane Lane, enquanto o pai, Jonathan Kent será Kevin Costner (Os Intocáveis, O Guarda-Costas).

Boatos de elenco incluem Diane Kruger (Tróia) como uma vilã (talvez, Ursa) e Viggo Mortensen (trilogia O Senhor dos Anéis) como o vilão General Zod; mas não foram confirmados ainda.