Homem-Aranha: poster pintado por Alex Ross.

Pode-se dizer que o Homem-Aranha é um veterano das animações para a TV. Desde quando foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962 até hoje, o aracnídeo preferido dos quadrinhos já estrelou nada menos do que sete séries animadas diferentes. A primeira foi aquela do tema “Spider-Man, Spider-Man…” ainda nos anos 1960; as crianças dos anos 1980 devem lembrar da curiosa Homem-Aranha e seus Amigos, coestrelada pelo Homem de Gelo (dos X-Men) e Flama; nos anos 1990, teve sua série mais longeva, focando uma trama que envolvia o Rei do Crime e o Duende Macabro até chegar à aparição do Duende Verde.

Nos anos 2000, para coincidir com o lançamento do primeiro longametragem para os cinemas, foi lançada uma série produzida por computador dentro de um contexto de histórias similares aos filmes de Sam Raimi, mas que não agradou aos fãs. A última tentativa, The Spectacular Spider-Man talvez tenha sido a melhor de todas, com um traço similar ao de Ben10, mas uma abordagem mais séria, boas cenas de ação e uma trama que modernizava as histórias clássicas do personagem, como a complexa relação entre Peter Parker e seu melhor amigo Harry Osborn e o pai dele, Norman Osborn, que secretamente é o Duende Verde, o maior inimigo do Homem-Aranha. Mas essa série também durou pouco.

O Homem-Aranha em sua versão "ultimate" dos quadrinhos no traço estilizado de Mark Bagley, que desenhou as 120 primeiras histórias da revista nos anos 2000.

Agora que a Marvel foi comprada pela Disney, há um grande esforço em criar uma nova série animada, a primeira produzida pela própria editora, por meio de seu braço televisivo.

O título será Ultimate Spider-Man e será baseada na revista de mesmo título, publicada desde 2002, que mostra uma abordagem mais contemporânea do “cavaleiro das teias”, recontando suas histórias em um contexto atual. O que impressiona no anúncio são os nomes envolvidos: pela primeira vez, os escritores que fizeram as histórias do personagem nos últimos anos irão adaptá-lo diretamente à TV.

Além da Marvel e da Disney, a produção conta também com a produtora Man of Action, responsável pelas séries de Ben10, e composta por Steven T. Seagle, Joe Kelly, Joe Casey e Ducan Rouleau. Todos são veteranos escritores de quadrinhos; por exemplo, Kelly foi um dos principais artistas por trás das revistas dos X-Men nos anos 1990; e Casey escreveu algumas das melhores histórias do Superman dos últimos anos. Os dois também trabalharam com o Homem-Aranha recentemente.

Além do quarteto, também cuidam da adaptação como produtores Paul Dini e Joe Quesada. Dini é o principal responsável pelas bem sucedidas séries animadas da DC desde os anos 1990, tendo criado e escrito as cultuadas Batman: The Animated Series, Superman: The Animated Series, Justice League e Justice League: Unlimited. Quesada, por sua vez, foi editor-chefe da Marvel entre 2000 e 2010 e hoje é o creative director da editora (o cargo mais alto do departamento de criação). Ele também é o grande nome por trás da radical transformação que o Homem-Aranha sofreu nos últimos anos que, embora tenha promovido algumas decidos extremamente impopulares entre os fãs veteranos, indiscutivelmente, melhorou o nível das aventuras do “cabeça de teia”. (Podemos ter um post futuro sobre isso, é interessante!).

Cena da animação anterior, "The Spectacular Spider-Man": o aracnídeo encara o Duende Verde. Talvez a melhor das animações até agora.

Também estão envolvidos na adaptação os nomes de Jeph Loeb e Stephen Wacker. O primeiro é um famoso escritor de quadrinhos que tem altos (Batman: O Longo Dia das Bruxas, Superman: As Quatro Estações; Batman: Silêncio; Homem-Aranha: Azul) e baixos (a série atual do Hulk e, o pior de tudo, o terceiro volume de Os Supremos). Loeb também escreveu os dois primeiros arcos de histórias da revista Superman/Batman, que reúne aventuras conjuntas dos dois principais heróis da concorrente DC Comics. Ambas histórias foram recentemente adaptadas para longametragens em animação lançados em DVD, com os títulos Superman/Batman: Inimigos Públicos e Superman/Batman: Apocalipse. O que o credencia ao trabalho é que Loeb é um veterano colaborador da TV, tendo sido roteirista de séries como Smallville e Lost.

Homem-Aranha e Duende Verde em confronto feroz desenhado por John Romita Jr.

Já Stephen Wacker é o editor assistente responsável pelas revistas do Homem-Aranha na Marvel.

Por último, mas não menos importante, o escritor Brian Michael Bendis também será um dos produtores da animação. Bendis é escritor da revista Ultimate Spider-Man desde o início e já passou das 180 edições. Além de ser o principal criador da Marvel na última década (leia a série História Recente da Marvel Comics, publicada aqui no HQRock em sete capítulos, para ter uma ideia!). Ninguém melhor do que ele para cuidar da adaptação da revista, não?

O hilário J.K. Simmons irá reprisar seu papel como o ranzinza J. J. Jameson na nova animação.

Os nomes certos estão envolvidos. Fica a espera para conferir o resultado final.

Os únicos nomes confirmados no elenco de vozes da animação são Vincent Martella como Peter Parker e J.K. Simmons como o editor do jornal Clarim Diário J.J. Jameson, reprisando o mesmo papel que interpretou na série de filmes do Homem-Aranha.

Ultimate Spider-Man estreia no outono (do hemisfério norte) de 2011 no canal Disney XD.