Jeff Robinov: o novo manda-chuva da Warner vai encampar o sonhado filme da Liga da Justiça.

Uma notícia curiosa saltou de uma reportagem do Los Angeles Times sobre a mudança da presidência da Warner Bros., o estúdio cinematográfico que é dono da DC Comics.

Alan Horn deixa o cargo e Jeff Robinov (que já era o principal encarregado dos filmes) assume a presidência. O grande desafio do executivo é encontrar um rendimento ao estúdio que substitua a franquia de Harry Potter que se encerra este ano.

O LA Times informa que a grande aposta são os personagens da DC Comics, com o próximo filme de Batman por Christopher Nolan; o Superman de Nolen e Zack Snyder (ambos em 2012) e – surpresa! – o filme da Liga da Justiça já em 2013.

A Liga da Justiça contemporânea, por seu principal desenhista: o brasileiro Ed Benes.

Tendo em vista que não há janela de tempo para o lançamento de um filme superproduzido como o da Liga da Justiça para daqui a dois anos, é bem provavel que a Warner reaproveite o roteiro e os conceitos da produção anterior. Para quem não sabe, em 2008, o estúdio havia começado a produção do filme Justice League, que seria dirigido por George Miller (da série Mad Max) e filmado na Austrália. O roteiro estava pronto e a pré-produção estava no fim. Segundo consta, já haviam os uniformes e os sets estavam sendo construídos.

Por que parou? Porque Batman – O Cavaleiro das Trevas arrecadou US$ 1,1 Bilhão de dólares na bilheteria naquele ano e a Warner ficou com medo que uma nova versão do Batman, que também estaria no outro filme, poderia confundir o público ou mesmo prejudicar a sequência de Nolan.

Já havia também elenco para esse filme da Liga da Justiça. Por exemplo, Armie Hammer (os gêmeos de A Rede Social) seria o Batman e Scott Porter seria o Superman.

Agora, com o fecho da trilogia de Batman saindo em 2012, a Warner vai dar prosseguimento com o filme da Liga, numa proposta provavelmente semelhante ao que a Marvel está fazendo com os Vingadores.

A Liga da Justiça clássica, pintada por Alex Ross.

Robinov já anunciou, inclusive, que haverá um reinício da franquia do Batman após os filmes de Nolan, reinício este que deve vinculá-lo de algum modo aos outros personagens do Universo DC, como Superman e Lanterna Verde (cujo filme sairá este ano) para correr ao lado do filme (ou filmes) da Liga da Justiça.

Armie Hammer quase foi o Batman em "Liga da Justiça - O Filme": homem-morcego paralelo ao de Christian Bale iria confundir os fãs?
Scott Porter seria o Superman dessa versão.

Nos quadrinhos, o Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938; Batman por Bob Kane em 1939; e a Liga da Justiça por Gardner Fox em 1960.

O grupo já ganhou várias versões em desenhos animados (Super-Amigos, Super-Powers, ambas de caráter mais infantil; e Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites de abordagem mais séria).

Recentemente, a DC Comics lançou dois longametragens animados sobre o grupo: Liga da Justiça: A Última Fronteira que se passa nos anos 1950 e 60; e Liga da Justiça: Crise em Duas Terras.

O DVD "Liga da Justiça: Crise em Duas Terras": bom filme da equipe.