
Depois do anúncio de seu filme em live action (ou seja, com atores) para 2013, a Liga da Justiça teve anunciada, também, que ganhará outro longametragem em animação lançado diretamente para DVD.
Como já comentado em posts anteriores, a Liga já foi adaptada em bons filmes de animação nos últimos anos, como Escrito nas Estrelas, A Nova Fronteira e Crise em Duas Terras, como parte do programa da DC Comics de produzir filmes de boa qualidade (gráfica e de conteúdo) para o mercado de vídeo, adaptando histórias clássicas de seus personagens.
Este ano ano saem duas animações de outros personagens: Batman: Ano Um (a origem sombria do homem-morcego) e Lanterna Verde: Cavaleiros Esmeraldas (Green Lantern: Emerald Knights), que ajuda a promover o filme Lanterna Verde que estreia em junho nos EUA e agosto no Brasil.
Quanto à Liga da Justiça, será adaptado o clássico arco de histórias escrito por Mark Waid e desenhado por Howard Porter chamado Torre de Babel, publicado na revista JLA 43 a 46, de 2000. (Veja mais sobre esse período nos post sobre a Liga em 02/04).

Na trama original, Ras Al Ghul – inimigo do Batman – rouba um plano do homem-morcego que contém medidas detalhadas de como derrotar e matar cada um dos outros membros superpoderosos da Liga. O vilão consegue neutralizar o grupo ao mesmo tempo em que arma um plano secundário para distrair o Batman, roubando os corpos dos pais dele (assassinados quando ele era criança).
Quando descobre quem é o autor do plano e salva a Liga, Batman ainda tem que encarar a desconfiança e o rancor dos velhos companheiros, ao mesmo tempo em que Ras Al Ghul comete um ataque à toda a humanidade.
No fim, não é problema contar, a equipe se recupera, mas decide votar a situação de Batman, que deixa o grupo antes de ouvir o veredito. Como o Superman observou depois, por ser o maior detetive do mundo, Bruce Wayne já sabia como cada um dos membros iria votar.
Publicado logo após a famosa e bem sucedida fase de Grant Morrison na frente do título (veja o post citado), o arco de Torre de Babel não foi um sucesso absoluto, mas tornou-se bastante cultuado com o passar do tempo. O famoso site IGN classifica o arco no número 20 das 25 melhores histórias de Batman. Elementos desse arco também foram adaptados ao desenho animado da Liga, no final da 2ª temporada, em 2003.
O lançamento em DVD se chamará Justice League: Doom e é provável que estreie ainda em 2011.

