
O The Daily Blam confirmou, ontem, a contratação do ator Michael Shannon para viver o vilão General Zod no vindouro novo filme da Warner Bros., Man of Steel. Além disso, este título foi oficializado, pois foi a primeira vez que o estúdio se referiu à produção com esse nome. No Brasil, provavelmente se chamará Superman – O Homem de Aço.
O ator estava na lista de possibilidades que o HQRock divulgou no post de 25/03 (https://hqrock.wordpress.com/2011/03/25/superman-candidatos-a-vilao-em-disputa/).
O diretor Zack Snyder (de 300 e Watchmen) comentou a contratação:
“Zod é não apenas um dos mais formidáveis inimigos do Superman, mas um dos mais significativos, porque ele tem uma compreensão do Superman que os outros não têm. Michael é um ator poderoso que traz ao projeto tanto a inteligência quanto a malícia do personagem, fazendo-o perfeito para o papel.”
Shannon já foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, em 2009, por Foi Apenas um Sonho (Revolucionary Road) de Sam Mendes (com Leonardo DiCaprio e Kate Wisley) e também está na série-sensação Boardwalk Empire, da HBO.

O ator se une ao elenco confirmado de Henry Cavill como Superman/Clark Kent, Amy Adams como Lois Lane, Diane Lane e Kevin Costner como os pais adotivos Martha e Jonathan Kent. Para o papel de Zod (que não tinha sido confirmado até agora) estava cotado Viggo Mortensen.
O personagem Lex Luthor continua aparecendo nos rumores e não é impossível que também esteja na trama do novo filme, bem como o pai de Lois Lane, o General Sam Lane, cumpriria um papel de oponente ao homem de aço, por defender os interesses dos Estados Unidos contra esse alienígena. (Veja os detalhes da suposta trama num post anterior, de 05/04, https://hqrock.wordpress.com/2011/04/05/superman-rumores-de-elenco-de-trama-e-de-viloes/).
Outros nomes ligados ao elenco que apareceram nos rumores incluem Gerard Butler (que já trabalhou com Snyder em 300), Diane Kruger (Tróia) e até Lindsey Lohan.(veja post de 05/04).
O General Dru-Zod apareceu pela primeira vez na revista Adventure Comics 283, de 1961, escrita por Robert Bernstein e desenhada por George Papp, numa aventura do Superboy, a versão adolescente do último filho de Krypton. Nos anos seguintes, o personagem foi transferido para as aventuras do Superman até se tornar um de seus principais oponentes.

A versão mais conhecida do vilão é a dos filmes do Superman estrelados por Christipher Reeve, na qual o militar kryptoniano foi incorporado pelo ator britânico Terence Stamp. Em Superman – O Filme, ele aparece rapidamente na cena de abertura, na qual o pai do homem de aço, Jor-El (Marlon Brandon) participa de seu julgamento, condenando-o à Zona Fantasma (um limbo transdimensional). Em Superman II, a explosão de uma bomba nuclear no espaço termina por libertá-lo junto a dois comparsas e eles vêem à Terra dominar o planeta.
Na “versão de diretor” de Superman II – lançada somente em 2006 (veja um extenso post sobre ela no dia 13/03, https://hqrock.wordpress.com/2011/03/13/superman-ii-a-versao-do-diretor/) – há uma abordagem mais aprofundada do personagem, vinculando-o ainda mais ao passado de Jor-El.

Essa subtrama também foi desenvolvida na série de TV Smallville, na qual Zod é o principal vilão da 9ª temporada (2019-2010) e é mostrado que, em sua juventude, o então Major era o melhor amigo do maior cientista de Krypton, Jor-El. Mas quando o cientista se nega a clonar o filho falecido de Zod, um abismo se abre entre os dois. Ainda assim, uma vez na Terra, o vilão mantém uma dúbia relação de respeito com o pai biológico do Superman.
Nos quadrinhos, após as reformulações editoriais e cronológicas dos personagens da DC Comics após o mega-evento Crise nas Infinitas Terras, em 1985, já apareceram várias versões de Zod. Na primeira, nas mãos do roteirista/desenhista John Byrne ele advinha de uma outra dimensão e o Superman tem que matá-lo, desafiando seu próprio código de conduta.

Porém, na versão mais recente, apresentada a partir de 2006 pelo escritor Geoff Johns, Zod tem uma interpretação mais semelhante aos filmes e se tornou um personagem recorrente nas revistas do homem de aço.
Dotado dos mesmos poderes e habilidades do Superman, mas com a vantagem de uma vasta experiência militar, Zod é talvez o principal oponente físico do homem de aço, enquanto Lex Luthor e Brainiac oferecem mais desafios intelectuais.
Uma abordagem moderna da batalha aérea entre Zod e Superman pode ser o que a franquia precise para decolar nas bilheteria e firmar sua continuidade.
Superman – O Homem de Aço tem estreia prevista para dezembro de 2012, conta com roteiro de David S. Goyer e produção de Christopher Nolan (dupla dos filmes de Batman).

