
O site Bleeding Cool informou, ontem, que um dos próximos longametragens feitos diretamente para o mercado de home video em DVD e Blue-Ray da DC Comics será uma adaptação da aclamada minissérie The Dark Knight Returns (Batman: O Cavaleiro das Trevas, no Brasil) escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986.
Retratando um Bruce Wayne de 50 anos de idade que resolve voltar a ser o Batman após 10 anos de pausa, a minissérie causou uma grande sensação por seu teor apocalíptico e político, particularmente em duras críticas ao então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan.
A arte expressionista e sombria e a trama adulta, violenta e crítica transformaram Batman: O Cavaleiro das Trevas em um marco divisor da história dos quadrinhos, sendo apontado como um dos pontos fundamentais do fim da Era de Bronze e início da Era Moderna dos Quadrinhos.
Cavaleiro das Trevas também deu a tônica do que o Batman deveria ser nos quadrinhos e influenciou sobremaneira todas as histórias posteriores do homem-morcego. Para tanto, quando houve a reformulação do personagem, em 1987, a DC encarregou exatamente Frank Miller para o trabalho, embora no arco de histórias Batman: Ano Um, que traz a origem moderna do homem-morcego (e serviu de base para Batman Begins), Miller tenha apenas escrito o roteiro e os desenhos tenham ficado a cargo do fantástico David Mazzucchelli.

O alto nível de Cavaleiro das Trevas e Ano Um terminaram por forçar os escritores, o que resultou em Batman gerar algumas das melhores histórias em quadrinhos já produzidas, entre o fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, como Batman: A Piada Mortal (de Alan Moore e Brian Bolland) e Batman: Asilo de Arkham (de Grant Morrison e Dave McKean).
Não há prazo para a realização do novo longametragem, mas a DC deve lançar entre este ano e o próximo vários filmes animados, como Green Lantern – Emerald Knights, Batman – Ano Um e o recém-anunciado Justice League – Doom.

