Thor: combinando Shakespeare e super-heróis.

A nova produção do Marvel Studios, Thor, estreia no Brasil em 29 de abril e nos Estados Unidos em 06 de maio, mas já está sendo lançada em uma premier na Austrália – lar do protagonista Chris Hemsworth – e, com isso, a imprensa internacional começa a descrever a produção e comentar seu conteúdo.

A maior parte da crítica gostou do filme, ressaltando os belos efeitos especiais, particularmente a criação da mítica Asgard, a cidade dos deuses nórdicos. O aspecto dado ao lado mitológico do filme investe em uma combinação interessante entre elementos da cultura viking com outros mais tecnológicos de nossa própria cultura.

O site The Hollywood Reporter, um dos mais conceituados do cinema norteamericano, destacou que Thor teve bastante respeito ao personagem original dos quadrinhos, criado por Stan Lee, Jack Kirby e Lerry Lieber em 1962. O Hitfix apontou que o filme é bem-sucedido em apresentar Thor para o grande público e preparar terreno para Os Vingadores, produção a ser lançada em 2012 que reunirá os principais heróis do Marvel Studios em um único filme: Homem de Ferro, Capitão América, Hulk e Thor.

Os veículos mais “cuidadosos”, como a revista Variety e o site IGN, afirmam que o filme é bem feito, mas também não é nem um “divisor de águas” nem a melhor produção do Marvel Studios até agora.

Thor estreia no Brasil em 29 de abril.

O diretor Kenneth Branagh (de Hamlet e Frankstein), um especialista em Shakespeare no teatro e no cinema britânico, ressalta que desenvolveu elementos da obra do bardo inglês no filme, especialmente entre os personagens argardianos, como Odin (Anthony Hopkins), o pai dos deuses; e Loki (Tom Hiddleston), o irmão maligno de Thor.

Parte da crítica, inclusive, destaca a interpretação desses dois atores como um dos maiores destaques do filme. A ganhadora do Oscar 2011, Natalie Portman, também está presente, no papel da cientista Jane Foster, que termina sendo uma âncora entre Thor e a Terra.

A talentosa Natalie Portman ("Cisne Negro") é uma das estrelas do filme.

A crítica do site brasileiro Omelete destaca, ainda, que Thor é o primeiro filme do Marvel Studios a sair da realidade “pés no chão”, que marcou a exploração de aspectos tecnológicos para explicar a metarealidade de Homem de Ferro 1 (2008) e 2 (2010) e O Incrível Hulk (2008), e provavelmente, também marcará Capitão América – O Primeiro Vingador, que estreará em junho. Por lidar com a mitologia nórdica, Thor envolve magia e mundos paralelos: no filme, os asgardianos são seres de outra dimensão que, ao travarem contato com os vikings há milhares de anos, foram confundidos com “deuses”.

Além disso, o site ressalta que a batalha entre Thor e o Destruidor (veja nos trailers) é uma das “mais empolgantes” já retratadas em filmes do gênero.

O caráter de magia e mitologia também deve agradar a fãs de séries cinematográficas como Harry Porter e O Senhor dos Anéis, pois Thor mistura esses elementos ao mundo de super-heróis da Marvel, como Homem de Ferro, Capitão América e Hulk.

Ah, e um aviso a quem for ao cinema: mantendo a tradição dos outros filmes do Marvel Studios, Thor terá uma cena pós-créditos finais, que marcará uma ligação direta com os demais filmes e serve de gancho para Os Vingadores. Portanto, não saia da sala de cinema mais cedo.

Enquanto o filme não chega, assista aos trailers oficiais de Thor:

Trailer 01:

Trailer 02: