Poster oficial de "O Espetacular Homem-Aranha": reinício da franquia do teioso.

Depois de uma série de imagens das gravações externas em Los Angeles (divulgadas aqui no HQRock já há algum tempo), agora são as filmagens externas em Nova York que permitem o acesso dos papparazzi à nova produção de O Espetacular Homem-Aranha, o reinício da franquia do “cavaleiro das teias” da Marvel Comics bancada pela Columbia Pictures.

As novas imagens mostram Andrew Garfield caracterizado como Peter Parker e Emma Stone como Gwen Stacy, além de muitas cenas com cabos envolvendo o Homem-Aranha se balançando nas pontes que cruzam o Rio Hudson.

Os fãs da trilogia original – dirigida por Sam Raimi e estrelada por Tobey Maguire – continuam implicando com Garfiel (que pelo menos mostrou ser um bom ator em A Rede Social) e, principalmente, com o visual do uniforme do super-herói, ligeiramente modificado em relação ao dos quadrinhos.

O novo Homem-Aranha se balança nas teias: gravações em Nova York.

Contudo, os internautas já perceberam que o uniforme mostrado no filme até agora é quase idêntico ao que aparece na minissérie Com Grandes Poderes…, recentemente publicada no Brasil, com textos de David Lapham (de Balas Perdidas) e desenhos de Tony Harris (de Ex-Machina), mostrando uma versão mais realista e contemporânea do período em que, antes de se tornar um super-herói, mas já com seus poderes, Peter Parker decide ganhar dinheiro como estrela da TV e de Luta Livre.

Há poucos detalhes sobre a trama do filme, mas se sabe que deverá ser recontada a origem do personagem e que seus falecidos pais serão mostrados (algo que não ocorreu na trilogia anterior, por exemplo). O vilão deverá ser o Lagarto, monstro no qual se transforma o Dr. Curt Connors, que apareceu na trilogia anterior como um professor de Peter Parker, interpretado por Dylan Baker.

Andrew Garfield como Peter Parker.

As imagens das filmagens em Nova York mostram o logotipo da Oscorp, a empresa fundada por Norman Osborn, o Duende Verde, que será o maior vilão do Homem-Aranha e estrelou o primeiro capítulo da trilogia anterior, interpretado por Willem Dafoe.

Emma Stone como Gwen Stacy.

Que se saiba, até agora, Norman Osborn não aparecerá nesse primeiro filme, mas é possível que sua empresa sim (e Andrew Garfield foi fotografado com o que parece ser um crachá de estagiário da Oscorp). Talvez, o filme relacione as origens do Homem-Aranha, do Lagarto e do Duende Verde a partir de uma base comum (todas têm origem em acidentes pseudocientíficos), como fez a minissérie Chapter One (de John Byrne, no final dos anos 1990) em relação às origens do Homem-Aranha e do Dr. Octopus; ou a origem da versão ultimate (do início dos anos 2000) por Brian Michael Bendis e Mark Bagley, que relacionou as do Homem-Aranha e do Duende Verde.

Mais balanço.
Detalhes do uniforme do filme e a "versão protótipo" mostrada em "Com Grandes Poderes..." de Lapham e Harris.

Se a nova trilogia seguir a cronologia padrão do Homem-Aranha, pode ser que este primeiro filme prepare terreno para um grande combate entre o herói e o Duende Verde em um segundo ou terceiro capítulo, pois este vilão, após descobrir a identidade secreta de Peter Parker, matou Gwen Stacy – numa história de 1973 escrita por Gerry Conway e desenhada por Gil Kane e John Romita.

Será que Hollywood terá essa ousadia de matar a protagonista ao fim de uma trilogia (ou mesmo no meio)?

Dirigido por Marc Webb (de 500 Dias com Ela) e escrito por James Vanderbilt (de Zodíaco), além de Garfield e Stone, o elenco do filme reúne Rhys Ifans (Dr. Curt Connors), Dennis Leary (Cap. George Stacy), Sally Field (May Parker), Martin Sheen (Ben Parker), Irrfan Khan (Nels Van Adder/Proto-Duende), Annie Parisse (Mrs. Van Adder), Campbell Scott (Richard Parker), Embeth Davidtz (Mary Parker) e C. Thomas Howell (Ray).