
Há poucos dias, o HQRock publicou um post mostrando imagens das filmagens do novo filme do Batman, The Dark Knight Rises, que começaram pela Índia, no Forte Mehrangarh, em Jodhpur. Uma foto quase aérea dava a entender que haveria um Poço de Lázaro no filme, um tipo de “poço da juventude”, elemento que, nos quadrinhos, é responsável por manter o vilão Ra’s Al Ghul vivo por centenas de anos.

Agora, saem fotos mais nítidas do cenário que comprovam que, de fato, se trata de um poço, com uma mureta ao redor e a tela verde no fundo que, provavelmente, será utilizada para inserir imagens na pós-produção, talvez água ou outro líquido mais colorido e borbulhante.
Também circulam na internet alguns comentários sobre o que foi filmado ali. Segundo essas fontes, a cena mostra uma criança sendo mergulhada no poço, que seria o vilão Bane sendo criado por um jovem Ra’s Al Ghul, que é o papel do ator Josh Pence. As mesmas fontes afirmam que o ator foi visto no set, apesar das informações oficiais da produção de que apenas Christian Bale (o Batman) do elenco principal rodaria cenas na Índia.

A “descrição da cena” – que tem que ser encarada como rumor ou boato, nada garantido ser fidedigna (como eles sabem que a tal criança é Bane?) – serviu para continuar o caminho das especulações. Mas, pensando bem, talvez esses rumores não sejam acidentais.
O filme anterior, Batman – O Cavaleiro das Trevas, foi marcado por uma criativa e agressiva campanha de marketing na internet, o chamado viral, que resultou em sites sobre a cidade de Gotham City, jornais online como o Gotham Gazette e até um programa semanal de entrevistas que levou ao ar conversas com Sal Moroni (Eric Roberts) e Harvey Dent (Aaron Eckhart) e perfis biográficos sobre Bruce Wayne (Bale) e James Gordon (Gary Oldman). Também foram realizados jogos em várias partes do mundo (inclusive no Brasil) no qual um site dava informações sobre um “tesouro escondido” que os fãs deveriam encontrar. Quem saísse atrás terminava descobrindo que o tesouro realmente existia e estava escondido. Quem encontrava, por exemplo, podia dar de cara com alguns elementos cenográficos – uma carta do Coringa! – e até telefones celulares no qual se recebiam mensagens de voz do vilão ou do Departamento de Polícia de Gotham City, solicitando ajuda.
A campanha eleitoral de Harvey Dent para Promotor Público de Gotham também ocorreu em tempo real na internet, acompanhada pelos sites virais, e o filme começa com o rapaz recém-empossado no cargo.

Tendo em vista esse passado, não é impossível que a própria produção de The Dark Knight Rises esteja alimentando todos esses boatos sobre o filme.
Quanto à repercussão, o grande debate na internet é se o Poço de Lázaro irá, finalmente, inserir elementos fantásticos na franquia do Batman liderada pelo diretor Christopher Nolan, que até agora primou por uma abordagem mais realista (dentro do possível, obviamente). O HQRock, contudo, é da opinião que o Poço de Lázaro não terá uma função fantástica no filme, mas será baseado em algo da realidade: banhos térmicos revigorantes, com algumas propriedades especiais, talvez ajudando algo no treinamento do suposto Bane. Não devemos ver Ra’s Al Ghul ressurreto por causa do Poço, por exemplo, nem Bane ganhando superpoderes, como se está especulando por aí. Eu não diria ser totalmente impossível Ra’s Al Ghul (o ator Liam Neeson) estar vivo e fazer uma aparição surpresa no filme, mas não devido ao Poço de Lázaro, e sim, algo mais palpável, como ter sobrevivido de algum modo ao acidente do trem no primeiro filme.
Embora nos quadrinhos Bane seja um gangster que vai a Gotham City determinado a derrotar o Batman e cria um plano ousado e brilhante para isso, no filme, ele será um membro da Liga das Sombras, a mesma organização terrorista liderada por Ra’s Al Ghul que também treinou Bruce Wayne no primeiro filme.
As especulações sobre a trama mostram que Bane irá unir os dois elementos fundamentais da franquia até aqui: a Liga das Sombras interferindo diretamente na máfia de Gotham. Bane (o ator Tom Hardy), treinado pela Liga, irá à cidade tomar o crime organizado, que está esfacelado pela atuação do Batman e, com isso, se fortalecer para derrotá-lo de modo público.

Como nos quadrinhos já houve um envolvimento entre Bane e Tália Head, a filha de Ra’s Al Ghul, muita gente acha que a personagem Miranda Tate (a atriz Marion Cotillard) será revelada como sendo Tália, que terá uma aliança secreta com Bane. Como a personagem foi descrita como uma executiva das Empresas Wayne que vai ajudar Bruce Wayne a desenvolver sua filantropia é de supor um envolvimento amoroso entre Wayne e Tate, apenas como parte de um plano para destruir o Batman em duas frentes. Isso incorpora elementos de uma saga recente do personagem nos quadrinhos (escrita por Grant Morrison e desenhada por Andy Kubert) no qual a ex-modelo Jezebel Jet cumpriu a mesma função.
No fim das contas, a salvação de Batman, no filme, deverá caber à Mulher-Gato que, seguindo a linha dos quadrinhos atuais (e bem diferente do modo como a personagem foi tratada em Batman – O Retorno, por exemplo), não deverá ser uma vilã: uma boa pessoa que, levada por uma vida cheia de desacertos, termina se tornando uma ladra. Ela provavelmente encontrará Batman e desenvolverá algum tipo de “química” com ele. Seguindo quadrinhos como Batman: O Longo Dia das Bruxas, Selina Kyle (a atriz Anne Hathaway) também deverá frequentar a high society e conhecer (talvez namorar) Bruce Wayne. Como ela é uma boa pessoa, no final, deve terminar unindo forças com o Batman. Seria interessante para mostrar que criminosos podem se regenerar – algo que o diretor Christopher Nolan já mostrou em Batman – O Cavaleiro das Trevas, na cena dos barcos.

De qualquer modo, se os boatos se confirmarem, parece que teremos outro filme de Batman realmente acima da média.
Sem título oficial em português ainda – deverá se chamar Batman – A Ascensão do Cavaleiro das Trevas se seguir a tradição, ou mesmo Batman – A Ascensão, se quiser ser econômico – o novo filme estreia em 2012. Escrito por David S. Goyer e dirigido por Nolan, o filme tem no elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial) e Burn Gorman em papel não anunciado.

