O Batman de Alan Grant e Norm Breyfogle está de volta!

O HQRock já divulgou algumas imagens e informações sobre o projeto RetroActive, da DC Comics, que visa publicar histórias em quadrinhos com estilos e artistas do passado. Agora, saem mais alguns detalhes e imagens, bem como indícios de tramas.

Um dos destaques é DC RetroActive: Batman – The 90s #01 que reunirá a dupla Alan Grant e Norm Breyfogle, responsável por algumas das melhores histórias da personagem em todos os tempos, no início dos anos 1990. No evento, os artistas vão produzir uma espécie de sequência de uma das aventuras que criaram na época, envolvendo a “dupla” de criminosos Ventríloquo e Scarface.

Já em DC RetroActive: Batman – The 80s #01 a produção caberá ao escritor Mark W. Barr e ao desenhista Jerry Bingham, outra dupla de criadores de bastante sucesso e prestígio com o “cavaleiro das trevas”. A história também retomará um personagem da época: o Ceifador, um vilão que apareceu no arco de histórias Batman: Ano Dois e que, por sua vez, era a releitura de outro mais antigo, advindo das histórias de Dennis O’Neil e Neal Adams nos anos 1970. Ambas as versões foram fundidas em uma só no longametragem animado A Máscara do Fantasma, lançado como “complemento” à conceituada série de animação do Batman dos anos 1990.

Batman vs Ceifador (nova versão), por Mike W. Barr e Jerry Bingham

Também foram divulgadas imagens e detalhes das edições que remetem aos anos 1980 do Superman, que será escrita por Marv Wolfman e desenhada pelo brasileiro Sergio Cariello. Wolfman foi um dos principais criadores da personagem naquela década, além de ter produzido outras obras célebres como a maxissérie Crise nas Infinitas Terras e a revista dos Novos Titãs, maior sucesso da DC no período.

A famosa Liga da Justiça Internacional dos anos 1990 – a fase cômica da equipe escrita por Keith Giffen e J.M. DeMatteis e desenhada por Kevin Maguire – também terá uma edição especial por seus criadores originais. (Para detalhes sobre a época, leia nosso post sobre a trajetória da equipe nos quadrinhos). Na trama, a Liga da Injustiça, o coletivo de alguns dos mais idotas e incompetentes vilões do Universo DC e que não mete medo em ninguém, termina derrotando a equipe “sem querer” quando toma posse de um artefato em que não deveriam pôr as mãos.

DC RetroActive estreia em agosto e se fizer sucesso pode ganhar outras publicações. Também ganharão revistas, personagens como Mulher-Maravilha, Flash e Lanterna Verde.