Mick Jagger: formando um supergrupo.

Nos anos 1960, o rock clássico criou uma moda: os supergrupos. Eram bandas que reuniam artistas já famosos previamente para trabalharem juntos. O primeiro dos supergrupos foi o Cream, banda fundada em 1966 por Eric Clapton (guitarra), Jack Bruce (baixo) e Ginger Baker (bateria), três músicos de altíssimo calibre, amados no circuito de R&B de Londres e eleitos, naquele mesmo ano, os melhores instrumentistas da Inglaterra pelo jornal Melody Maker. Não podia dar outra: o Cream já era famoso antes mesmo de seu primeiro concerto ou do lançamento de qualquer disco.

Os exemplos de supergrupo não pararam a partir daí: Crosby, Stills, Nash & Young estreou com um sucesso incrível em 1969, reunindo membros de bandas como The Byrds, The Hollies e Buffalo Springfield; o Blind Faith, no mesmo ano (e de novo com Clapton); Emerson, Lake & Palmer; Humble Pie; The Faces etc.

Com o tempo, a fórmula cansou e os supergrupos se banalizaram e terminaram sendo vítimas de suas próprias características: a grande expectativa raramente se concretizava e “supergrupo” virou sinônimo de “grande decepção”.

Isso não quer dizer que eles tenham parado de existir. Porém, apesar de alguns pequenos casos de sucesso – o mais célebre, nos anos 1980, foi o The Travelling Willburys, com Bob Dylan, George Harrison (Beatles), Roy Orbison, Tom Pretty (the heartbreakers) e Jeff Lyne (ELO) – a decepção continiou.

Curiosamente, nos últimos anos, temos visto um retorno cada vez mais frequente à moda dos supergrupos e o mais impressionante é que com bons resultados. Exemplos não faltam: o Velvet Revolver reuniu membros dos Guns and Roses e do Stone Temple Pilots; The Good, The Bad & The Queen trouxe Damon Albarn (Blur, Gorillaz), Paul Simonson (The Clash), Simon Tong (The Verve, Blur, Gorillaz) e Tony Allen (Africa 70); e o Them Croocked Vultures reuniu David Grohl (Nirvana, Foo Fighters), Joshua Homme (Queens of Stone Age) e John Paul Jones (Led Zeppelin).

Pois agora, o líder dos Rolling Stones, Mick Jagger vai aderir à tendência e está formando um supergrupo com a cantora Joss Stone, Dave Stewart (Eurythmics), Damian Marley (filho de Bob Marley) e A.R. Rahman (autor da trilha sonora de Quem Quer Ser um Milhinário?).

A banda se chamará Super Heavy e já está fazendo gravações.