Batman: novo filme talvez trate de recuperação.

O site Comic Book Movie trouxe de volta um velho rumor, que inclusive já foi publicado aqui no HQRock há algum tempo atrás: em The Dark Knight Rises, o terceiro e último filme da trilogia do Batman comandada pelo diretor Christopher Nolan, o vilão Bane (Tom Hardy) irá quebrar as costas do homem-morcego (Christian Bale) logo na primeira luta dos dois, ainda no início do filme.

Bane quebra as costas de Batman no arco "A Queda do Morcego". Arte de Jim Aparo.

O site afirma que a fonte da informação é muito confiável e somente por isso está endossando o rumor. Como o HQRock já cogitou, não é impossível que a própria produção do filme alimente esses boatos para gerar publicidade, como mais um capítulo de sua intensa e bem bolada campanha de marketing viral.

Grande parte dos rumores apresentados até agora se confirmaram, mas não todos, é importante salientar. Inicialmente, se falava que Hugo Strange, um psiquiatra obsecado pelo Batman, seria um dos vilões, fato não confirmado até hoje; também o gangster Máscara Negra foi apontado como outro vilão do filme, inclusive vinculado ao ator Joseph Gordon-Levitt, mas o criminoso não foi confirmado e o papel do ator se chama John Blake, um policial. Os rumores ainda apostam que “John Blake” ainda se revelará como sendo o Máscara Negra ou Alberto Falcone, filho do chefão da máfia Carmine Falcone (interpretado por Tom Wilkinson em Batman Begins). Alberto também é o assassino serial conhecido como Feriado.

Por fim, outro palco de rumores é a personagem da atriz Marion Cotillard que é descrita como uma executiva da Wayne Interprises chamada Marion Tate, mas muita gente aposta a vida que ela é, na verdadade, Tália Head, a filha do vilão Ra’s Al Ghul (interpretado por Liam Neeson em Batman Begins), que vai querer vingar-se do pai.

Quanto ao fato de Bane quebrar o Batman, não é algo impossível e há alguns elementos para isso. Em primeiro lugar, é o que acontece na saga A Queda do Morcego (The Knight Falls): para derrotar Batman, Bane liberta todos os criminosos do Asilo de Arkham, o que obriga ao homem-morcego combater todos os seus inimigos de uma vez. Batman consegue prendê-los algumas semanas depois, mas ao custo do total esgotamento físico e mental, tornando-se uma presa fácil para Bane, que o derrota e quebra a sua coluna. Bruce Wayne é confinado em uma cadeira de rodas e demora alguns meses para se recuperar e voltar a ser o Batman.

Primeira imagem oficial do filme: um vislumbre de Bane.

As poucas informações que se tem sobre a trama do filme parecem confirmar esse mesmo contexto. Além disso, há a segunda questão, não menos importante: o tema de Batman Begins, o primeiro capítulo da trilogia, é justamente uma frase do pai de Bruce Wayne, mais tarde repetida pelo mordomo Alfred (Michael Caine): “Por que caímos, Bruce? Para podermos levantar!”. Parece que Christopher Nolan está retomando a máxima e vai fazer o Batman cair para poder levantar (rises significa levantar ou ascender). E não esqueça: Knight Falls é o contrário de Knight Rises.

Contudo, tendo em vista o tom realista da série cinematográfica de Batman, será que Nolan vai mesmo aleijar o homem-morcego ou apenas lhe infringir uma grande derrota física que vai lhe fazer reconsiderar o seu papel como vigilante? Qual papel desempenhará a Mulher-Gato (Anne Hathaway) nisso tudo? Servirá ela de inspiração ou motivação para que Bruce Wayne, após ser “quebrado”, decida voltar ao jogo?

Michael Caine e Christian Bale começam a gravar suas cenas juntos na próxima semana.

Mais detalhes devem chegar em breve.

De notícias concretas, o mesmo Comics Book Movie informa que Michael Caine inicia suas filmagens na produção na semana que vem. E daqui há três semanas será a vez de Morgan Freeman, que faz Lucius Fox, o CEO da Wayne Interprises.

Sem título oficial em português ainda – deverá se chamar Batman – A Ascensão do Cavaleiro das Trevas se seguir a tradição, ou mesmo Batman – A Ascensão, se quiser ser econômico – o novo filme estreia em 2012. Escrito por David S. Goyer e dirigido por Nolan, tem no elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham), Matthew Modine (Nixon), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados.