Roger Waters em São Paulo, em 2007. Volta ao Brasil para 2012?

O baixista, compositor e cantor, Roger Waters, um dos fundadores do Pink Floyd, poderá voltar ao Brasil em 2012 para fazer shows de sua nova turnê, em que toca o álbum The Wall (do Pink Floyd, de 1979) na íntegra. O músico já confirmou um braço de sua turnê na América do Sul e fará dois concertos no Chile, nos dias 02 e 03 de março de 2012, no Estádio Nacional, em Santiago.

Com isso, a probalidade de shows no Brasil é grande. Paul McCartney também confirmou shows no Chile antes de fechar suas apresentações no país.

Waters esteve na primeira formação do Pink Floyd, que estreou nos palcos londrinos em 1966, e após a saída do primeiro líder da banda, o guitarrista Syd Barrett (por problemas com as drogas, em 1968), o baixista se transformou no líder nato do grupo e sua principal força criativa, embora não estivesse totalmente nos holofotes, já que os vocais ficavam a cargo do guitarrista David Gilmour.

Waters (1º à esq.) nos anos 1970 no Pink Floyd.

Waters compôs a maior parte das obras fundamentais do Pink Floyd – Darkside of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977) e The Wall (1979) – além de ter escrito todas as letras das canções destes discos. Ele tentou acabar a banda em 1985, mas os demais membros ganharam na Justiça o direito de continuar usando o nome Pink Floyd, lançando dois álbuns sem ele e fazendo turnês.

Nos últimos anos, Waters tem se apresentado pelo mundo tocando algumas músicas de sua carreira solo e concertos conceituais baseados em seus álbuns clássicos. Primeiro, com Darkside of the Moon e agora com The Wall.

Inclusive, a abertura da turnê do álbum The Wall em Londres neste ano, em 12 de maio, contou com uma reunião do Pink Floyd (Waters mais Gilmour e o baterista Nick Mason) em duas faixas. Foi apenas a segunda vez que o baixista tocou com os ex-companheiros; a primeira foi em 2005 no concerto beneficente Live 8.

Waters esteve no Brasil em 2007, quando fez shows no Rio de Janeiro e em São Paulo.