O poster divulgado ontem.

Faz muito tempo que o Quarteto Fantástico não ocupa um papel de destaque dentro do Universo Marvel. Ao longo dos últimos anos, não foram poucos os projetos da editora de revitalizar a chamada “primeira família”, todos frustrados. No início deste ano, a atenção da mídia ao menos foi alcançada com a morte do Tocha Humana e a redução do grupo a um trio, complementado de vez em quando por outros personagens, dentre os quais o Homem-Aranha. Ontem, a Marvel divulgou um poster enigmático que parece prenunciar um evento para comemorar a data. É apenas o planeta Terra, o símbolo da equipe e o nome da equipe criativa formada pelo escritor Jonathan Hickman e os desenhistas Steve Epting, Carmine Di Giandomenico, Leinil Francis Yu e Farel Dalrymple.

A capa de "Fantastic Four 01", de 1961, por Lee e Kirby: marco zero do Universo Marvel.

Não deve ter sido coincidência o poster ter saído ontem: segundo o escritor de quadrinhos e historiador da área Mark Evanier, o dia 08 de agosto marca a data precisa em que a revista Fantastic Four 01, chegou às bancas, em 1961, há 50 anos. A revista, produzida por Stan Lee e Jack Kirby foi justamente o pontapé inicial do Universo Marvel como conhecemos, dando origem aos personagens que hoje embalam o mundo em revistas, desenhos animados e filmes nos cinemas.

Lee e Kirby sempre colocaram o Quarteto Fantástico como o centro do Universo Marvel e a revista da “primeira família” era o principal depositário de conceitos e personagens para movimentar o universo ficcional da editora. Não à toa, a dupla produziu exatamente as 102 primeiras edições, sem interrupções. Depois, com as relações abaladas, a dupla se desfez e Kirby saiu da Marvel, em 1970.

A edição da morte do Tocha Humana no início do ano.

É curioso perceber que a data de capa da revista Fantastic Four 01 é novembro de 1961, porque os Estados Unidos mantêm, até hoje, o estranho hábito de datar as publicações a partir de seu recolhimento e não de seu lançamento, de modo que a data de capa se refira a três ou quatro meses após o lançamento. Por isso mesmo, será em novembro o tal evento anunciado no poster. O número 4 indica que os Fantásticos voltarão a ser um quarteto? Ninguém ficará surpreso de Johnny Storm, o Tocha Humana, voltar dos mortos, não é? Provavelmente, todos os membros da equipe já morreram e voltaram depois, alguns até mais de uma vez.

A equipe foi adaptada ao cinema em dois filmes produzidos pela 20th Century Fox que não agradaram muito nem público e crítica.

A fase de John Byrne também é um dos grandes momentos da Marvel.

Nos quadrinhos, a equipe teve pelo menos dois momentos realmente memoráveis: o trabalho original de Lee e Kirby; e a fase escrita e desenhada por John Byrne nos anos 1980. Partes de ambas estão publicadas no Brasil pela editora Panini: a primeira nos volumes da Biblioteca Histórica Marvel, em acabamento de luxo; e a segunda em formato mais econômico nos volumes de Os Maiores Clássicos do Quarteto Fantástico: John Byrne.