Os logos dos heróis.

Um boato interessante vem se espalhando pela internet esses dias. Segundo informações “colhidas” na Warner Bros., o site Movieweb afirmou que além dos filmes de Flash e Liga da Justiça – já comentados pelo presidente do estúdio, Jeff Robinov em pessoa – a companhia estaria cogitando fazer também um filme da série Superman & Batman, que nos quadrinhos reúne a dupla em aventuras conjuntas.

Parece estranho, tendo em vista que Superman e Batman já estariam em Liga da Justiça, que deveria, seguindo a lógica, reunir também Mulher-Maravilha, Flash e Lanterna Verde com certeza, e outros membros rotativos, como Arqueiro Verde, Canário Negro, Aquaman etc., como possibilidades rotativas.

A dupla na arte de Ed McGuinness.

Mas também não é impossível, já que a dualidade luz e sombra do Superman e do Batman como opostos que se complementam poderia não ser bem explorada em um filme da Liga e render um longametragem exclusivo. As fontes do Movieweb, inclusive, afirmam que a Warner tenta convencer Christian Bale e Henry Cavill a embarcarem na produção em seus respectivos papeis atuais. As informações dizem que teriam duas tramas a serem desenvolvidas: uma na qual o Batman seria o mentor do Superman e outra ao contrário.

Nos quadrinhos, Superman e Batman foram criados pela editora DC Comics em 1938 e 1939, respectivamente, e os dois já passaram a dividir uma revista em comum, chamada World Finest, desde 1943. Curiosamente, porém, eles nunca apareciam nas mesmas histórias, apenas a revista trazia contos de um e do outro. Após 10 anos é que houve o primeiro encontro dos dois nos quadrinhos e, a partir de então, a World Finest transformou-se em uma revista de aventuras da dupla.

O contraste luz e sombra renderia um filme? Arte de Jim Lee.

A revista foi cancelada nos anos 1970, porque esgotou a fórmula e, a partir dos anos 1980, a tônica da DC passou a se voltar para a rivalidade entre os dois e não na amizade. Nos anos 2000, o aclamado escritor Jeph Loeb – que já havia trabalhado com ambos – encabeçou uma revista chamada Superman / Batman onde os dois passavam a atuar em conjunto. No primeiro arco de histórias, desenhado por Ed McGuinness, os dois se juntam para derrubar Lex Luthor do cargo de Presidente dos EUA; e no segundo, desenhado por Michael Turner, trouxe a versão atual da Supergirl. Ambos foram adaptados para longametragens em desenho animado: Superman & Batman – Inimigos Públicos e Superman & Batman: Apocalipse, respectivamente.

As relações da dupla nem sempre foram boas. Arte de Jim Lee.

Se for verdade, não é a primeira vez que a Warner pensa nessa possibilidade. Com a “falência” da franquia do Batman após o fracasso de Batman & Robin de 1997, o estúdio cogitou fazer um filme chamado Superman / Batman a ser estrelado, inclusive, por Dean Cain e George Clooney, repetindo os respectivos papeis da época. A data de 2002 chegou a ser marcada, mas o projeto só foi anunciado oficialmente, com o nome de Superman vs. Batman naquele ano, com data marcada para 2004. O roteiro teria sido escrito por Andrew Kevin Walker (de Seven – Os Sete Pecados Capitais) e seria dirigido por Wolfgang Petersen (de Tróia e Mar em Fúria), com diversos atores cotados, como Jude Law como o Superman e Christian Bale como Batman. A trama seria sombria e violenta, envolvendo Bruce Wayne abandonando a carreira para se casar com Julie Madison, o Coringa matando a noiva, Batman voltando como um vigilante ainda mais furioso, o Superman tentando impedi-lo, o homem-morcego criando uma armadura de kryptonita para detê-lo e Lex Luthor por trás de tudo. Mas o projeto foi abandonado em função de Batman Begins, porque havia discordâncias sérias entre os produtores, decidindo-se por filmes solo dos personagens.

Oficialmente, Jeff Robinov comentou o desejo de lançar Liga da Justiça já em 2013.