
O reboot da DC Comics, ou seja, sua reformulação cronológica, vai começar oficialmente no dia 29 de agosto, com o lançamento da revista Justice League 01, escrita por Geoff Johns e desenhada por Jim Lee, mas parece que o resultado das vendas já está se fazendo sentir. A própria DC anunciou que os pedidos para a nova revista atingiram a marca de 200 mil cópias, o que para o mercado de quadrinhos de hoje, nos Estados Unidos, é um fenômeno.
Nos dias de hoje, muito raramente uma revista ultrapassa a marca das 100 mil unidades vendidas. Para se ter uma ideia, o site da distribuidora Diamond Comic Distributors, que monopoliza a distribuição dos quadrinhos dos EUA para as comic shops, informa que, no ranking do mês de julho de 2011, apenas uma revista ultrapassou a marca de 200 mil pedidos, The Amazing Spider-Man 666, o principal título do Homem-Aranha, com 263 mil unidades. O segundo lugar da lista, a nova Captain America 01, vendeu 186 mil cópias. Considerando o ranking total, apenas as 22 revistas mais vendidas ultrapassaram a marca das 100 mil cópias, enquanto a 100ª posição, Legion of Super-Heroes 15, vendeu apenas 42 mil cópias.
Contudo, a nova revista da Liga da Justiça vender mais de 200 mil cópias antes de ser lançada é mesmo um fenômeno. Provavelmente, a última vez que isso aconteceu foi em 2003 quando saiu a minissérie Avengers vs. JLA, (Vingadores vs. Liga da Justiça, no Brasil) uma incomum reunião das duas equipes principais da Marvel Comics e da DC, respectivamente, que são as maiores concorrentes no mercado.
O mercado de quadrinhos está em depressão há anos. Enquanto em 1991 o mesmo Jim Lee estrelou uma revista que vendeu 8 milhões de cópias (X-Men 01), hoje em dia, o mercado diminui a passos largos. Segundo o próprio Lee, que agora é Co-Publisher da DC Comics, afirmou em entrevista, o mercado de quadrinhos diminuiu mais de 11% no ano de 2011. Não à atoa, o grande evento da DC busca resgatar uma parcela do público perdido, numa época em que, paradoxalmente, os mesmos personagens fazem grande sucesso nos cinemas e sustentam a indústria de Hollywood.
Segundo informações, outras quatro revistas do reboot estão ultrapassando a marca das 100 mil unidades antes de serem vendidas. É aguardar para saber se o sucesso da reformulação da editora vai se manter ou é apenas um fenômeno pontual. Como a estratégia também inclui a venda de revistas em formato digital ao mesmo tempo em que as físicas, também vai ser importante verificar as consequências em médio prazo.

