Parece que a palavra de ordem nas filmagens externas dos filmes de super-heróis nos últimos dias é mesmo “destruição“. O HQRock vem reportando a destruição de Os Vingadores em Cleveland e em Nova York, enquanto Superman – O Homem de Aço também destruiu (de mentirinha, é claro) a cidadezinha de Plano, no Estado de Illinois, que “dublará” a fictícia Smallville. Agora, é a vez de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan.

Batman e Bane aos socos em Pittsburgh.

As filmagens externas em Pittsburgh, no Estado da Pennsylvania, não mostraram destruição, mas lampejos de uma rebelião civil, com presos fugindo de uma cadeia, uma batalha colossal nas escadarias de um tribunal, o vilão Bane (Tom Hardy) conclamando a população a se rebelar em um estádio, uma perseguição pelas ruas da cidade envolvendo o batpod e o batwing, pilotados pela Mulher-Gato (Anne Hathaway) e o Batman (Christian Bale), respectivamente.

A coisa muda de figura em Los Angeles, na Califórnia. Os relatos e as imagens mostram um cenário totalmente desolador de carros virados e empilhados. Além disso, enquanto as filmagens em Pittsburgh foram acompanhadas por centenas de pessoas (ou milhares, contando as da internet), as gravações em Los Angeles são cercadas de um sigilo muito maior. Isso deve significar que momentos mais cruciais da trama devem ser registrados lá.

As imagens mais recentes exibem um túnel inteiramente tomado de carros empilhados. Como os carros ficaram desse jeito? Tendo em vista o aporte realístico dos filmes de Christopher Nolan, o que poderá acontecer para que tamanha destruição aconteça? (É diferente de Os Vingadores onde uma invasão alienígena ou um mosntro gigante podem causar muita destruição; ou mesmo de Superman – O Homem de Aço, onde os poderes do herói e dos vilões também podem causar grandes estragos).

Os relatos e rumores sobre a trama do filme já comentaram anteriormente a existência de um aparelho causador de terremotos. De fato, um desconhecido artefato esférico e metálico foi registrado nas filmagens no estádio e poderia ser a tal “máquina de terremotos”, mas também apenas uma bomba. Contudo, levando em consideração que em Batman Begins apareceu uma máquina de microondas que podia destruir um navio, talvez a Liga das Sombras tenha aperfeiçoado o aparelho para causar estragos maiores. Isso talvez explique os carros empilhados e a inundação registradas em Los Angeles.

O túnel em Los Angeles: atrás desses carros ocorrem as filmagens.

Se Bane e a Liga das Sombras realmente usarem uma máquina de terremotos no filme – o que serviria para explicar o aspecto de destruição que está no logotipo da produção – teremos aí elementos do arco de histórias chamado Terremoto, que sacudiu (literalmente) as revistas do homem-morcego no fim dos anos 1990 (com textos de Chuck Dixon e desenhos de Graham Nolan, dentre outros) e levou à destruição parcial da cidade e sua transformação em uma Terra de Ninguém, numa fase seguinte. (Veja detalhes num post do HQRock sobre a cronologia do Batman).

Por fim, só um detalhe: como o leitor deve ter percebido, a fictícia cidade de Gotham City irá ser construída no filme com trechos de Londres, Pittsburgh, Los Angeles e Nova York, além de sua área não-urbana também captada próxima de Glasgow, na Escócia.

Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham), Matthew Modine (Nixon), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.