Capitão América e os Vingadores: contra o quê eles correm?

As filmagens externas na cidade de Nova York continuam revelando novidades sobre Os Vingadores, o épico filme do Marvel Studios que reunirá pela primeira vez a equipe com Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk. Agora, o site Comic Book Movie teve acesso ao programa de filmagens para a cidade de Nova York e a descrição das cenas dos dias 03 e 04 de setembro mencionam um misterioso Leviatã.

No programa do dia 03, a descrição das gravações na Park Ave, no Central Park, diz: “O Leviatã se vira (The Leviathan turns)”.  No dia 04, se fala que “a cabeça do Leviatã descansa sobre a rua” e de “filmando a cabeça do Leviatã através do parque (ou da Park, porque pode se referir à avenida).

Como assim? Teremos um Leviatã no filme?

Marrina em seu forma original...
... e o Leviatã em "Norman Osborn: A Lista".

O leviatã é um monstro bíblico cuja metáfora é usada pelo filósofo Thomas Hobbes para descrever a força do Estado. Nos quadrinhos da Marvel, recentemente surgiu um grupo chamado Leviatã, derivado da HIDRA (a mesma que aparece no filme do Capitão América), mas a tal descrição parece se referir mais a um monstro mesmo. E neste caso, temos Marrina, a ex-esposa de Namor, o Príncipe Submarino, que já foi um Vingador (e hoje é membro dos X-Men) – e não está no filme, que isso fique bem claro.

Marrina sofre de uma mutação e se transforma em um monstro terrível que obriga os Vingadores a matá-la, numa clássica história dos anos 1980 escrita por Roger Stern e desenhada por John Buscema. Mais recentemente, ela apareceu de novo em meio à minissérie Norman Osborn: A Lista, na qual o vilão prepara uma lista de inimigos a ser destruídos e usa Marrina/Leviatã para atacar Namor e os X-Men.

Para completar a confusão, em uma recente entrevista, o diretor Joss Whedon afirmou que seu filme irá combinar elementos da versão tradicional dos Vingadores com sua versão Ultimate. Mas deixou claro que ao contrário do que ocorre em The Ultimates (Os Supremos, no Brasil), de Mark Millar e Bryan Hitch, o Hulk não terá um papel de vilão no filme nem matará centenas de pessoas. Naquela história, de 2002, é o ataque do Hulk a Nova York que leva à formação dos Vingadores. Na história original, de Stan Lee e Jack Kirby, de 1964, os Vingadores também se unem para combater o Hulk, mas dessa vez, porque são enganados por Loki, o deus nórdico da trapaça e meioirmão de Thor. Tendo em vista que Loki é um dos vilões do filme, parece que a versão original vai prevalecer nesse sentido.

Contudo, muitos analistas ainda apostam que os Vingadores se reunirão para caçar o Hulk pelo menos no começo do filme, para que o monstro verde – e sua contraparte humana, Bruce Banner – sejam integrados ao time.

O diretor e roteirista Joss Whedon.

Quanto aos outros inimigos que estarão no filme além de Loki, Whedon disse que está combinando elementos e que a ameaça será algo meio novo. Apesar dos Skrulls serem dados como certos pela maioria dos entendidos, uma informação que veio à tona nos últimos dias é a possibilidade do Marvel Studios não poder usar os aliens verdes e transmorfos porque estariam licenciados a outro estúdio, a 20th Century Fox, que é detentora dos direitos referentes ao Quarteto Fantástico. Apesar de serem tradicionais inimigos dos Vingadores, os Skrulls surgiram na revista Fantastic Four 02, de 1962, também por Lee e Kirby. Mas muita gente pensou que Whedon trocaria o nome “skrulls” por Chitauri, que é o nome que os aliens usam em The Ultimates/Os Supremos.

Talvez Whedon tenha combinado elementos de várias raças aliens da Marvel para compor os inimigos de seu filme. E é possível que tenha usado uma nova versão do Leviatã, talvez transformando-o em algum tipo de monstro de Asgard, o lar dos deuses nórdicos aos quais Thor e Loki pertencem.

Dirigido e escrito por Joss Whedon, Os Vingadores, estreia em 2012 reunindo um elenco estrelar: Samuel L. Jackson (Nick Fury), Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Scarlet Johansson (Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Tom Hiddleston (Loki), Stellan Skargsgard (Dr. Selvig), Clark Gregg (Agente Coulson), Cobie Smulders (Agente Maria Hill) e Amanda Righetti (agente da SHIELD). Jeffrey Wright apareceu recentemente vinculado ao filme, mas sua participação não foi confirmada nem negada.