Ed Benes: destaque nos quadrinhos dos EUA.

O mercado de histórias em quadrinhos nos Estados Unidos sofreu uma enorme ampliação entre o fim dos anos 1980 e o início dos 1990. Como resultado, aumentaram o número de revistas e de escritores e desenhistas envolvidos nessa indústria. Isso terminou por abrir as portas das grandes editoras, como Marvel Comics e DC Comics, para artistas não-estadunidenses. E o Brasil foi um dos países que mais forneceu artistas, que puderam realizar o sonho de ilustrar seus ídolos.

O Superman nas mãos de Ed Benes.

Na primeira leva, nomes como Al Rio, Marcelo Campos, Mike Deodato Jr., Roger Cruz, Joe Bennett. Em seguida, mais nomes, como Ed Benes, Ivan Reis, Joe Prado, Paulo Siqueira e Eddy Barrows. São justamente estes últimos quem ilustram a revista especial lançada no Brasil pela editora Panini Comics (que republica o material da DC no país), chamado DC Made In Brazil. A edição, de 148 páginas e preço ainda a ser definido, reúne uma coletânea com histórias de vários personagens ilustrados pelos brasileiros.

O volume reúne: Lanterna Verde por Ivan Reis e por Joe Prado; a Liga da Justiça por Paulo Siqueira; Superman por Ed Benes; Os Novos Titãs por Eddy Barrows; e Superman & Batman por Rafael Albuquerque. Nenhuma das histórias é inédita no país, mas é a primeira vez que se colecionam artistas brasileiros num especial desse tipo. Ponto para a Panini.

Reunião de amigos na arte de Rafael Albuquerque.
O Lanterna Verde no traço de Ivan Reis.
O Superman combate Zod no traço de Eddy Barrows.
Superman vs. Brainiac por Ed Benes.

E para quem não conhece a fundo o mercado dos quadrinhos nos dias de hoje, não pense os brasileiros são “refugo de mercado”. Ao contrário, seus nomes estão entre os mais cotados dos dias de hoje. Todos estão envolvidos em revistas de ponta em meio ao reboot da DC Comics, The New 52,que começou esses dias, por exemplo. Veja as imagens e tire suas conclusões.

Capa de Eddy Barrows para nova revista do Asa Noturna para The New 52.
A mais aclamada fase da Liga da Justiça nos últimos tempos foi ilustrada por Ed Benes.