Christian Bale como Bruce Wayne em uma filmagem anterior.

Sob muito segredos, prosseguem as filmagens externas em Los Angeles de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan. Mas os fãs e paparazzis continuam à espreita em busca de mínimas informações e parecem ter conseguido pistas importantes.

Imagens e vídeos captaram a gravação de uma cena envolvendo Bruce Wayne (Christian Bale) saindo de sua lamborghini – a mesma usada nos filmes anteriores – e entrando em um prédio que parece abrigar uma festa ou algo do tipo. O filantropo, que secretamente é o Batman, sai do carro usando uma muleta e aparenta estar ferido. Ele é cercado por jornalistas que perguntam: “Sr. Wayne, por onde o sr. andou se escondendo?” e “Sr. Wayne, por onde você andou?”. O herói ignora os repórteres e entra no prédio.

A gravação da cena.

O informante do site Comic Book Movie percebeu que Bruce Wayne está entrando em uma festa sem a companhia de nenhuma garota, o que é incomum ao disfarce de playboy do Batman.

Esta cena parece revelar um momento posterior à pretensa surra que o Batman leva de Bane (Tom Hardy) e que parece ser a responsável pelo “desaparecimento” do vigilante que é citado no teaser trailer oficial revelado meses atrás. Obviamente, para manter as aparências, os machucados devem ser explicado pelas desculpas típicas dos quadrinhos, como um acidente durante uma esquiagem ou um acidente de trânsito. Mas pelas falas, Wayne também vai passar algum tempo “sumido”, provavelmente por causa das consequências dos seu machucados.

A ausência das garotas é um ponto importante e pode indicar duas coisas: uma mudança no comportamento do playboy – se ele deixa de ser o Batman (sabemos que apenas temporariamente), talvez deixe de fingir ser um playboy como era antes – ou o fato de que está um relacionamento fixo, que pode ser Selina Kyle (Anne Hathaway), já que os dois já foram flagrados em uma cena romântica em suas identidades civis (ela é a Mulher-Gato para quem não lembra) às portas da Mansão Wayne, captadas em um castelo nos arredores de Londres, meses atrás. Também não é impossível que a companhia seja Miranda Tate (Marion Cottilard).

Bale e a Lamborghini.

Outro detalhe importante é que não há neve na cena, o que deve ser um indicador de tempo. Muito provavelmente, a cena se passa antes do inverno onde vai se passar o clímax do filme, com as cenas de luta e perseguição flagradas tanto em Pittsburgh quanto em Los Angeles.

No mais, nos últimos dias foram flagradas algumas cenas do Batman pilotando sua moto, o batpod, e sendo perseguido por dezenas de carros de viaturas da polícia de Gotham City. Também não há neve nessas cenas. Isso quer dizer que a ação se passa antes da surra de Bane e da volta do Batman?

A placa de Blackgate com o ano de 2010.

Há um ponto interessante para pensar a questão temporal na trilogia do Batman. O segundo filme, Batman – O Cavaleiro das Trevas se passa apenas alguns meses depois de Batman Begins. O Promotor Público do primeiro filme é assassinado e entre os dois longametragens há a eleição de Harvey Dent (Aaron Eckhart) para o cargo. Ele também morre ao final do segundo filme. Mas aí está o interessante: na placa da Prisão Blackgate flagrada em Pittsburgh – de onde Bane vai fazer fugir vários criminosos, aparentemente – há a data de 2010 e uma homenagem a Dent. Mas Ressurge estreia em 2012 e, como é mais usual nos filmes desse tipo, presumivelmente, a ação se passará exatamante em 2012. Desse modo, parece haver um intervalo de dois anos entre O Cavaleiro das Trevas e pelo menos uma parte de Ressurge. Talvez parte desse tempo seja utilizado para mostrar o pretenso “desaparecimento” do Batman e algum tipo de ascensão da criminalidade comandada por Bane.

Batman e o batpod em perseguição da polícia pelas vias expressas de Los Angeles.

Para terminar, mais um dos rumores bizarros que surgem na internet. O HQRock já contou alguns – leia aqui – mas eles continuam surgindo. Já se falou que o final de Ressurge seria inteiramente filmado em CGI, ou seja, computação gráfica. Alguns pensaram que isso ocorreria porque haveria um (improvável) encontro entre Batman e o Superman, tendo em vista que o novo filme do homem de aço também foi escrito por Christopher Nolan. Por outro lado, comenta-se que o motivo do final ser em CGI seria uma aparição do Coringa com o rosto e a voz de Heath Ledger, já que o ator faleceu em 2008.

É apenas um rumor, um boato sem nenhum tipo de fundamento concreto até agora, mas duas questões surgem. A primeira, já comentada no blog antes, é uma questão de coerência: como o Coringa vai estar ausente de todo o caos que vai tomar Gotham City? A outra é que o processo, em termos tecnológicos, é inteiramente possível e foi feito em Superman – O Retorno, quando se criou uma nova cena de Marlon Brando – morto em 2004 – repetindo o papel de Jor-El, o pai biológico do Superman, que fizera em 1978. A produção usou imagens gravadas e não utilizadas, combinando as feições do ator (na época das gravações) com o novo texto. (As cenas foram gravadas originalmente em movimento, com o ator caminhando, e a produção as transformou em uma cena na qual o “ator” fala olhando para a câmera). Algo similar seria feito com Ledger?

Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham), Matthew Modine (Nixon), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.