
Finalmente foi divulgado o ranking das 100 revistas mais vendidas de quadrinhos dos Estados Unidos no mês de setembro e, com isso, podemos avaliar o desempenho comercial do reboot da DC Comics, chamado oficialmente de The New 52. De fato, em termos comerciais a empreitada foi um sucesso. A lista da distribuidora Diamond Comics – que monopoliza o serviço no país – não informa os números de revistas, mas coloca oito revistas da DC no Top10, enquanto sua maior concorrente, a Marvel Comics, ficou apenas com duas.
O Top 10 de revistas mais pedidas em setembro nos EUA foi o seguinte:
- Batman 01
- Action Comics 01
- Green Lantern 01
- Flash 01
- Superman 01
- Batman: Detective Comics 01
- Batman: the Dark Knight 01
- Fear Itself 06
- Ultimate Comics Spider-Man 01
- Batman & Robin 01
As únicas edições da Marvel entre as 10 mais foram o sexto volume da minissérie/evento Fear Itself protagonizada pelos Vingadores e o primeiro número da nova revista do Homem-Aranha Ultimate que não é mais Peter Parker, mas Miles Morales. (O Ultimate é um universo paralelo ao Universo Marvel tradicional, na qual Peter Parker continua sendo o Homem-Aranha normalmente).

Enquanto isso, a DC dominou o ranking, com nada menos do que quatro revistas do universo do Batman entre as 10 mais vendidas. O Superman emplaca duas. Não é uma surpresa o Lanterna Verde está em terceiro lugar, pois o personagem é o segundo mais vendido da DC nos últimos tempos, atrás apenas do homem-morcego, mas o Flash estar na quarta posição é uma grata surpresa, o que mostra o personagem tem mesmo potencial para um filme solo como quer a Warner Bros., responsável pela adaptação dos personagens da editora ao cinema.
A dominação da DC no ranking de setembro é tão forte que, no restante do Top20, a Marvel aparece apenas com mais uma revista: Amazing Spider-Man 669, edição do Homem-Aranha em seu universo tradicional, na 18ª posição. Ou seja, entre as 20 revistas mais vendidas do mês, somente três eram da Marvel.
Com isso, a DC voltou a dominar o mercado em termos de quantidade de revistas vendidas, o que é um fato raro. A editoria acumulou 43,04% do mercado no mês de setembro, enquanto a Marvel – geralmente o primeiro lugar – ficou pouco atrás, com 37,88%. Mas em termos de arrecadação em dólares, a diferença é bem menor, com 35,74% para a DC e 35,37% para a Marvel. Isso ocorre porque a maioria das revistas da DC são mais baratas do que a da Marvel, numa diferença que varia do US$ 2,99 ao US$ 3,99.

Pode-se concluir, então, pelo sucesso comercial do relaunch da DC, mas percebe-se que o crescimento do mercado em relação a Marvel não foi tão assustador. E é importante salientar que esta última também ganhou com a empreitada da concorrente. O evento da DC levou mais pessoas às comic shops (lojas de quadrinhos) o que aumenta a possibilidade de comprarem revistas da Marvel. O mercado como um todo cresceu em setembro, o que anima a todos.
E, segundo as estimativas das próprias comics shops, o aumento será ainda maior em outubro.
Os especialistas torcem pela recuperação do mercado de quadrinhos, que vem decaindo ano a ano, mas é preciso pensar até que ponto o megaevento da DC vai se manter a médio prazo.
No mês que vamos conferir como se dá esse resultado e o novo round entre DC e Marvel. Quem ganhará: Batman ou Homem-Aranha?

