
Embora o ritmo das notícias, rumores e boatos sobre as gravações de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan, tenham diminuido muito, não cessaram de todo. E o site Comic Book Movie trouxe uma informação no mínimo instigante ontem: uma de suas fontes deu informes sobre o roteiro da produção, alguns personagens e sobre o batwing, a nave do Batman, já fotografada e filmada à exaustão nas gravações externas em Pittsburgh e Los Angeles.
Comecemos pelo aparelho. Segundo o tal informante – que o site diz ser confiável – o aspecto final do batwing no filme não será o que vemos nas gravações. A nave receberia um “implante” digital que lhe incluiria asas mais proeminentes do que aquelas que contemplamos até agora. Parece que muita gente não gostou do visual do batwing, porque o número de boatos na internet afirmando que aquele não é seu visual final parece indicar mais a manifestação de um desejo do que a realidade. Já comentaram até que o batwing é na verdade um helicóptero e que as hélices seriam acrescentadas digitalmente.
Para quê Christopher Nolan ia se dar ao trabalho de criar um batwing em tamanho real e colocá-lo em cima de um caminhão, movê-lo com cabos suspensos e até dependurá-lo de um helicóptero entre os prédios de Los Angeles para dar o senso de realidade que é a marca de seus filmes se ele precisaria reconstruir a nave digitalmente depois?

As outras informações não são precisas, mas trazem pistas para reflexão. A fonte comenta que o vilão Bane (Tom Hardy) será o líder da Liga das Sombras no filme, o que não é exatamente uma novidade. E reforça o coro de que Talia Al Ghul está no filme, o que aponta para o já tão comentado mistério envolvendo a executiva da Wayne Enterprises, Miranda Tate (Marion Cotillard). Desde o anúncio da atriz se comenta que ela seria a filha de Ra’s Al Ghul (Liam Neeson, no primeiro filme, Batman Begins), mas a produção e a atriz negam. Entretanto, as filmagens em Pittsburgh mostraram a atriz com uma roupa de estilo oriental e em cima de um dos tumblers (os veículos do modelo do batmóvel) camuflados da Liga das Sombras.

A outra informação da tal fonte se conecta com esse último aspecto. Ele diz que o roteiro da produção se baseia basicamente em três arcos de histórias do Batman: Knightfall (A Queda do Morcego, no Brasil), Year One (Ano Um, recém-adaptado como longametragem de animação) e Dark Victory (Vitória Sombria).


Os dois primeiros são meio óbvios. Ano Um e O Longo Dia das Bruxas são as histórias matrizes da trilogia do Batman no cinema. Embora os filmes não adaptem nenhuma delas diretamente, os elementos de ambos estão completamente disseminados em meio aos filmes de maneira muito perceptível. Já A Queda do Morcego é uma grande referência para este terceiro filme, pois é nesta história em que Bane cria um plano para derrotar o Batman: lidera uma fuga em massa do Asilo de Arkham e obriga o homem-morcego a caçar, de uma vez só, praticamente todos os seus grandes inimigos, o que o leva ao completo esgotamento físico. Aproveitando-se dessa fraqueza, Bane derrota o homem-morcego e o deixa temporariamente paralítico.
O próprio teaser trailer oficial de Ressurge, divulgado há alguns meses, já revela que essa trama é a espinha dorçal do filme: o curta mostra que o Batman (Christian Bale) “desapareceu” e um Comissário Gordon (Gary Oldman) hospitalizado pede que ele volte à ativa. No filme, Bruce Wayne não deve ficar paralítico como nos quadrinhos, mas levar uma grande surra que o leve a abandonar temporariamente o combate ao crime. Imagens das gravações inclusive já mostraram o personagem usando uma muleta. Além disso, no filme parece que o Asilo de Arkham vai ser trocado pela Prisão de Blackgate como alvo do ataque e da fuga.

É na informação sobre Vitória Sombria que reside a maior surpresa. Esta história – uma maxissérie em 14 capítulos publicada entre 1999 e 2000 – é uma sequência direta de O Longo Dia das Bruxas e foi realizada pela mesma equipe criativa: o escritor Jeph Loeb e o desenhista Tim Sale. Contudo, um dos temas centrais da trama é a origem de Robin, personagem que até então não deu as caras na nova trilogia e que muita gente acha que não vai aparecer mesmo. Mas ninguém pode esquecer os boatos de que o policial John Blake (Joseph Gordon-Levitt) poderia interpretar, na verdade, Dick Greyson, ou ao menos um tipo de versão dele. Nos quadrinhos, inclusive, a profissão do filho adotivo de Bruce Wayne é policial.

O boato só pede força porque, como o personagem de Gordon-Levitt é o maior mistério do filme até agora, muitos outros boatos o cercam, como o fato dele ser os vilões Máscara Negra, Feriado, Hugo Strange, Charada e até o Coringa! (O ator Heath Ledger, que fez o vilão em Batman – O Cavaleiro das Trevas, faleceu em 2008).

Há outros dois pontos interessantes na trama de Vitória Sombria. Primeiro, se trata de uma vingança do Duas Caras contra o clã criminoso da família Falcone, agora liderado por Sofia Falcone Gigante, a filha do mafioso Carmine Falcone (que morre em O Longo Dia das Bruxas). Outro é a exploração de uma pretensa relação de paternidade envolvendo Carmine Falcone e Selina Kyle, a Mulher-Gato.

Se traduzíssimos esses elementos para a franquia cinematográfica, teríamos o problema de que Harvey Dent/Duas Caras (Aaron Eckhart) morreu em O Cavaleiro das Trevas e não poderia se vingar do clã. E ele de certo modo já fez isso, pois pode ter matado Sal Maroni (Eric Roberts), o sucessor de Falcone, no final do filme – a cena não deixa claro se o mafioso sobreviveu ou não ao acidente de carro. Mas é bem provável que o filme lide com a “herança” de Harvey Dent, como o HQRock já especulou em um post anterior. Leia aqui!

Quanto à relação de parentesco entre Carmine Falcone (interpretado em Begins por Tom Wilkinson) e Selina Kyle (Anne Hathaway) é uma subtrama bastante possível de ser explorada no filme. Seria uma oportunidade para uma rivalidade com Sofia Gigante, mas Sofia Gigante não está no filme. Bem, pelo menos não até agora. O Comic Book Movie supõe se Miranda Tate não seria, em vez de Talia Al Ghul, Sofia Gigante. É possível, mas porque ela estaria com roupas orientais nas filmagens em Pittsburgh? Tomando o universo dos filmes, não seria impossível se Miranda Tate fosse uma versão mixada de Talia Al Ghul e Sofia Gigante numa só, assim como Henri Ducard e Ra’s Al Ghul foram unidos num só em Batman Begins, pois nos quadrinhos são dois personagens diferentes sem nenhuma relação entre si.

E só para provocar e se, ao contrário, Selina Kyle fosse um mix de Sofia Gigante e/ou Talia? Tudo é possível no mistério de Nolan.
Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham), Matthew Modine (Nixon), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Rob Brown, Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.

