
A pré-produção de Homem de Ferro 3 já começou, no Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e as filmagens estão marcadas para começar em junho de 2012, mais ou menos na época do lançamento de Os Vingadores, que também será estrelado pelo protagonista Tony Stark (Robert Downey Jr.).
O diretor dos dois primeiros filmes – Jon Favreau – não vai voltar para terceira parte e foi substituído por Shane Black (roteirista de Máquina Mortífiera e diretor de Beijos e Tiros, estrelado por Downey Jr.). Black tem falado de vez em quando sobre o filme e agora revela que quer um filme mais voltado para o personagem Tony Stark e mais realismo – ou seja, menos computação gráfica. Além disso, também confirma que haverá referências aos Vingadores no filme e que gostaria que o ex-diretor voltasse no papel de Happy Hogan (o guarda-costas e motorista de Stark) que interpretou nos dois filmes, e confirma que Don Cheadle (Cel. James Rhodes) e Gwyneth Paltrow (Pepper Potts) estarão de volta.
Segundo Black, a tônica de seu filme será explorar o potencial para o mal de todos os homens.
E disse que não gosta do Mandarim, o mais conhecido vilão do Homem de Ferro nos quadrinhos, por considerá-lo uma caricatura racista: no original, ele é um alto membro do Partido Comunista na China que se torna extremamente poderoso ao encontrar dez anéis mágicos de origem extraterreste. O aspecto “mágico” também é outro grande impedimento à sua aparição na cinessérie do “vingador dourado”, mais calcada na tecnologia.
Ninguém confirmou quem seria o vilão do terceiro filme, mas já foi sugerido anteriormente O Fantasma, um homem que usa uma tecnologia especial para atravessar paredes. Segundo algumas fontes, esse vilão se encaixaria na abordagem de “espionagem industrial” que seria explorada no novo filme.
Homem de Ferro 3 foi escrito pelo britânico Drew Pearce (da série No Heroics), será dirigido por Shane Black e sua estreia está maraca para 03 de maio de 2013.

