
Encerrou-se nos Estados Unidos a publicação do arco de histórias Schism (cisma), publicado pela Marvel Comics, na qual há uma ruptura entre Ciclope (o líder dos X-Men) e Wolverine (o mais popular membro do grupo). O motivo da discórdia é ideológico e envolve as medidas necessárias para a preservação da raça mutante, que foi drasticamente reduzida nos últimos anos. Scott Summers, o Ciclope, é mais pragmático e acha que a raça mutante precisa ficar unida e, para isso, se esforça para forjar alianças com pretensos inimigos, como Magneto; enquanto Wolverine não acredita nisso e prefere tentar seguir adiante com os aspectos mais tradicionais do “sonho de Xavier“.
Para isso, o popular mutante canadense refunda a Escola para Jovens Superdotados do Professor Xavier, na cidadezinha de Salem Center, no Estado de Nova York, mas muda seu nome para Escola de Nível Superior Jean Grey, em homenagem à Fênix, ex-membro dos X-Men que foi esposa de Ciclope e pela qual Logan nutriu uma paixão nada secreta. A personagem está morta há vários anos (embora já tenha voltado dos mortos outros vezes). Enquanto isso, Ciclope – que atualmente vive com Emma Frost, a Rainha Branca – permanece em Utopia, uma ilha na Baía de São Francisco, na Costa Oeste dos EUA, dedicada a abrigar qualquer membro da raça mutante.
Há pouco tempo, todos os X-Men e boa parte dos mutantes, inclusive Ciclope e Wolverine, estavam em Mutopia, mas houve o cisma e uma grande briga entre os dois ex-amigos, intermediada, ainda, por um Sentinela, aqueles robôs gigantes que caçam mutantes. Veja cenas da briga abaixo (clique nas imagens para ampliá-las) extraídas da minissérie Schism, escrita por Jason Aaron e desenhada por Andy Kubert (caso das páginas abaixos) e outros desenhistas:
Depois disso, cada um fundou uma equipe seprada de X-Men. A de Wolverine já tinha sido revelada na nova revista Wolverine and the X-Men. Veja abaixo:

Como se pode ver, entre os aliados de Wolverine, a Equipe Dourada dos X-Men, estão nomes como Psylocke, Deadpool, Noturno, Homem de Gelo, Kitty Pryde, Fera, Gambit, Vampira, Polaris e Destrutor (Alex Summers, o irmão caçula de Ciclope).
Abaixo, veja a equipe de Ciclope:

A Equipe Azul de Ciclope terá nomes como Hope, Jubileu, Pássaro Trovejante, Psylocke (de novo?), dominó, Magneto, Perigo, o próprio, Rainha Branca, Fanático, Magia, X-Man (Nate Grey), Danyele Moonstar, Mancha Solar e Warlock. Curiosamente há vários vilões no meio.

A estreia da equipe de Ciclope, menos ortodoxa, ocorrerá este mês nos EUA, no lançamento da nova Uncanny X-Men 01, revista que teve sua numeração zerada pela primeira desde 1963, quando foi lançada por Stan Lee e Jack Kirby.
Essas sagas deverão demorar mais ou menos um ano para serem publicadas no Brasil, pela Panini Comics.
Enquanto isso, você pode conferir um preview de quatro páginas da nova revista, em que Scott Summers reúne aliados como Tempestade, Magneto e Namor, o Príncipe Submarino, para compor sua nova equipe de X-Men. Textos de Kieron Gillen e arte de Carlos Pacheco (clique nas imagens para ampliá-las).











