
Desde o início, a nova revista da Liga da Justiça nos Estados Unidos, escrita pelo Diretor Criativo da DC Entertaintment Geoff Johns e desenhada pelo Copublisher Jim Lee, deixou claro que o primeiro vilão a ser combatido na nova cronologia da DC Comics, que sofreu um reboot cronológico e editorial a partir de agosto e setembro deste ano, seria Darkseid, o mais poderoso e aclamado dos vilões da editora.
Já no número 01, o estranho ser que é perseguido por Batman e Lanterna Verde nos telhados e esgotos de Gotham City grita a palavra “Darkseid!” antes de morrer. Na edição seguinte, os dois vão atrás do Superman por saber que ele também é alienígena.

A dupla de artistas, Johns e Lee, vem criando espectativa acerca do visual do vilão que foi liberado hoje pela DC Comics, no seu próprio blog, The Source. Veja ao lado.
O novo visual mantém elementos da criação original de Jack Kirby, mas acrescenta alguns outros típicos de Lee e dos quadrinhos dos anos 1990, como volume exegerado e itens como ombreiras.
Jack Kirby fez fama ao ajudar Stan Lee a criar o Universo Marvel nos anos 1960 – a dupla assina a criação do Quarteto Fantástico, Hulk, Thor, Homem de Ferro, Vingadores e X-Men – mas o escritor e desenhista deixou a velha editora em 1970 e foi trabalhar na concorrente, nos títulos secundários do Superman. (O HQRock tem um post biográfico sobre o artista, leia aqui). Foi em Superman’s Pal Jimmy Olsen 134, de 1970, que Kirby criou o vilão Darkseid e, a partir dele, criou todo o complexo conceito do Quarto Mundo: uma mitologia em que, após o Ragnarok, os velhos deuses são extintos e dão origem a uma nova geraçao de seres divinos, os Novos Deuses, divididos em dois grupos, os malignos comandados por Darkseid no planeta Apokolips, e os bons comandados pelo Pai Celestial em Nova Gênese.
Além disso, como parte de um acordo de paz antigo, o filho de Darkseid, Órion, é criado em Nova Gênese pelo Pai Celestial, e o filho deste, o Sr. Milagre, é criado por Darkseid. O Quarto Mundo se converteu em quatro revistas mensais, todas escritas e desenhadas por Kirby, entre 1971 e 1973, mas os conceitos complexos, os jogos mitológicos e a arte cada vez mais estilizada do artistas não atraíram os leitores da época, embora hoje sejam consideradas um clássico absoluto e a melhor obra solo daquele que é chamado de “o rei dos quadrinhos”.

Ainda assim, Darkseid e os outros personagem se transformaram em parte indelével do Universo DC e o vilão emergiu como um dos principais oponentes de seus heróis. O Quarto Mundo ganhou muitas homenagens ao longo dos anos, como de John Byrne, e mais recentemente, nas mãos do polêmico e genial escritor Grant Morrison, que rendeu a ele a minissérie (e megaevento) Crise Final (desenhada por J.G. Jones), publicada em sete partes entre 2008 e 2009, um grande combate entre Darkseid e a Liga da Justiça recheado de discussões filosóficas, metáforas e metalinguagem.
Recentemente, o vilão também foi adaptado como a principal ameaça da última temporada da série de TV Smallville, que contou a juventude de Clark Kent antes dele se tornar o Superman, cujo último episódio foi exibido em maio deste ano.
Tendo em vista as notícias recentes – veja no HQRock aqui – de que a Warner Bros., a DC Entertaintment e a DC Comics pensam em realizar um filme sobre a Liga da Justiça, cuja premissa será escrita por Geoff Johns, é muito provável que o vilão também seja a ameaça principal e seja adaptado ao cinemas pela primeira vez.

