Los Hermanos: a mais cultuada banda dos anos 2000 está de volta.

A mais cultuada banda brasileira dos anos 2000 está de volta. Ou melhor, estará de volta em 2012: os cariocas do Los Hermanos irão fazer uma turnê pelo Brasil no ano que vem, entre os meses de abril e maio, segundo tecladista Bruno Medina informou em seu blog pessoal. Nos últimos tempos, seu blog tem sido o local “oficial” de notícias da banda que encerrou as atividades “temporariamente” em 2007, embora já tenha se apresentado algumas vezes desde então.

Não há datas definidas na informação divulgada por Medina, mas há a lista das cidades contempladas pela turnê: Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Tendo em vista o período informado, já se especula que a banda irá tocar na versão brasileira do Lollapalooza Festival, que ocorrerá em São Paulo nos dias 07 e 08 de abril.

O Los Hermanos se formou em 1997 por estudantes da PUC do Rio de Janeiro e começou a fazer sucesso na cena underground do hardcore carioca. Seus membros eram: Marcelo Camelo (vocais e guitarra), Rodrigo Amarante (guitarras e vocais), Patrick Laplan (baixo – apenas no primeiro disco), Bruno Medina (teclados) e Rodrigo Barba (bateria). Seu primeiro álbum, homônimo, saiu em 1999 e foi um inesperado enorme sucesso comercial por causa da canção Anna Júlia. Contudo, a banda foi habilidosa em se afastar do perigo de “banda de um só sucesso” ou de cair em um pop mais comercial ao lançar seu segundo disco: Bloco do Eu Sozinho, em 2001, afastando-se do hardcore e investindo numa combinação de rock e samba, abusando de instrumentos de sopro.

Tal álbum não fez tanto sucesso comercial, mas transformou o Los Hermanos na mais cultuada banda da emergende “cena alternativa” brasileira, além de acumular grande respeitabilidade entre os críticos, por causa das composições de Marcelo Camelo e de Rodrigo Amarante.

Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante são os dois compositores dos Los Hermanos.

A credibilidade continuou com o lançamento dos discos Ventura, em 2003, e de 4, em 2005. Após uma longa turnê nacional, o grupo anunciou uma separação amigável e por tempo indeterminado em 2007, mas ainda assim, voltou a se apresentar algumas vezes, como no festival Just a Fest, em 2009, em São Paulo e no Rio de Janeiro; em 2010, fez uma pequena turnê pelo Nordeste, tocando em Fortaleza, Recife e Salvador e, no mesmo ano, se apresentou no SWU, no interior de São Paulo.

O novo retorno será a maior empreitada da banda desde a pausa oficial e os fãs alimentam a esperança da gravação de um novo álbum.

Enquanto isso, Marcelo Camelo lançou dois álbuns soloSou e Toque Dela, em 2008 e 2011, respectivamente, que foram muito bem-recebidos pela crítica. Rodrigo Amarante, por sua vez, fundou a banda Little Joy, com o baterista (também brasileiro) da banda novaiorquina The Strokes, Fabrizio Moretti, que lançou um único álbum em 2008, sucesso de público e crítica. Além disso, ele também integra o coletivo Orquestra Imperial, que lançou um disco em 2007.