Henry Cavill como o Superman nas filmagens em Illiinois.

O ator britânico Henry Cavill irá estrelar  Superman – O Homem de Açoo reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o mais icônico dos personagens da DC Comics e já havia anunciado antes que sua principal fonte de inspiração para compor o personagem seria o material original dos quadrinhos. Agora, Cavill dá detalhes de que revistas foram essas.

O novo visual do Superman nos quadrinhos de "The New 52": capa alternativa de "Action Comics 01", de 2011, por Jim Lee.

Em entrevista ao jornal Los Angeles Times, o ator disse que suas HQ’s favoritas são A Morte do Superman e sua sequência O Retorno do Superman, publicadas entre 1992 e 1993. (Ambas as sagas foram adaptadas para um longametragem animado com o título da primeira, lançado em 2007. E estão sendo republicadas no Brasil em versão encadernada, com capa dura, pela editora Panini). Também citou as novas abordagens modernas do homem de aço, como Earth One e The New 52, o reboot cronológico e editorial da DC Comics que deu um novo aporte ao herói. O novo Clark Kent dos cinemas, inclusive, defende as mudanças:

Acho ótimo que mude! Deveria mudar e deveria evoluir. Acho que o material de The New 52 é fantástico, pois é uma evolução do personagem. Inicialmente, alguns vão odiar, outros vão amar, e eles vão debater. Eles se importam, o que é ótimo, mas tudo é parte da sua evolução e, em 30 anos, eles vão esquecer. Em três décadas, quando alguém ousar colocar uma sunga vermelha [no Superman] outra pessoa dirá: “O que você está fazendo? O Superman não é mais assim!”.

Além disso, Cavill citou a graphic novel Red Son (Superman: Entre a Foice e o Martelo, no Brasil) como material de destaque na sua pesquisa. A história trata de uma realidade alternativa em que a nave do pequeno Kal-El em vez de cair em Smallville, no Kansas; cai na União Soviética, o que muda a geografia do planeta e toda a história do personagem. Foi publicada em 2003, escrita por Mark Millar (de Kick-Ass, O Procurado, Os Supremos) e desenhada por Dave Johnson e Killian Plunkett.

Achei interessante como uma perspectiva diferente. (…) Foi essencial para minha pesquisa de personagem também. Quando você tem dois polos opostos de um mesmo personagem, você pode ver que os autores respeitam uma base importante. Eu pude ver isso e ver as diferentes maneiras como o personagem poderia ter sido desenvolvido e isso foi bastante útil para mim. Como nós estamos recontando a história e fazendo a nossa própria reinvenção e modernização para o cinema, tenho a oportunidade de adicionar a minha interpretação de como ele se desenvolve. Isso foi o legal de ler Entre a Foice e o Martelo e ver o que mudou, o que não mudou e o que isso revela sobre a essência do Superman. Você pode descobrir o que é essencial para o personagem e o que é natureza versus criação localizando essa base.

Capa de "Red Son/ Entre a Foice e o Martelo".

As filmagens de O Homerm de Aço prosseguem no Canadá, em Vancouver.

Produzido por Christopher Nolan, escrito por David S. Goyer (dupla dos filmes de Batman) e dirigido por Zack Snyder (de 300 e Watchmen), Superman – O Homem de Aço já teve confirmado no elenco Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Michael Shannon (General Zod), Antje Traue (Faora), Russell Crowe (Jor-El),  Ayelet Zurer (Lara-El), Christopher Meloni (Coronel Hardy), Harry Lennix (General Swanwick), Laurence Fishburne (Perry White). A estreia será em 14 de junho de 2013.