
Super-heróis existem na vida real. Ou melhor, existem vigilantes uniformizados. Já há algum tempo, surgem nos Estados Unidos pessoas dispostas a se fantasiar à noite e pretensamente combater o crime em suas cidades. Foi o caso de Phoenix Jones, um vigilante uniformizado que chamou a atenção da mídia norteamericana no início de 2011 por ter impedido o roubo de um carro nas proximidades da cidade de Seattle, no Estado de Washington, nos EUA.
Phoenix Jones voltou à tona em 09 de outubro, quando foi preso pela polícia, acusado de jogar spray de pimenta sobre um grupo de amigos. O “herói” se defendeu dizendo que tinha apartado uma briga e que os agressores reagiram. O uniformizado foi solto mediante fiança, mas teve sua “identidade secreta” revelada: é Benjamin Fodor, um ex-lutador de MMA, casado, pai de uma criança e que trabalhava com crianças autistas. Como resultado, perdeu o emprego. (Veja post do HQRock sobre o fato clicando aqui).
O Promotor Público de Seattle, Pete Holmes, informou que não irá processar Fodor, mas tratou de classificá-lo como alguém desorientado e nada heróico. Em declaração oficial afirmou:
É improvável que um juri poderia ir além de uma dúvida razoável de que Fodor jogou spray em todas aquelas pessoas na cena. O Sr. Fodor não é um herói, é um indivíduo profundamente equivocado. Ele foi avisado de que suas ações puseram ele mesmo em perigo e seu último episódio demonstra que inocentes também podem se machucar.

Em resposta, Phoenix Jones ou Ben Fodor respondeu que pretende processar a polícia por causa de sua prisão, que teria sido injusta.
Eu tenho que procurar uma maneira de reconstruir minha vida. O sistema judicial fez o seu trabalho. Estou em êxtase, não estou sendo processado. Mas perdi o meu emprego, as pessoas me chamam pelo meu verdadeiro nome nas ruas e os criminosos dizem que sabem onde eu moro. Isto afetou a minha vida… e por uma coisa que eu não fiz [a agressão].
Qual será o desfecho dessa história envolvendo alguém que decidiu vestir uma máscara e “sair combatendo o crime”? Será que é isso que aconteceria caso o Batman fosse preso?

