Michael Fassbender e James McAvoy: as duas maiores forças de "Primeira Classe".

Uma sequência para X-Men – Primeira Classe ainda não está totalmente fechada. Embora o roteirista Simon Kinberg (que escreveu X-Men – O Confronto Final) tenha sido contratado para elaborar a história, a 20th Century Fox ainda aguarda os resultados de vendas de DVDs e Blu-ray pelo mundo para dar o sinal verde, enquanto investe em outro capítulo da saga dos super-heróis mutantes da Marvel Comics: atualmente está em pré-produção The Wolverine, a sequência de X-Men Origens – Wolverine, que será rodado no ano que vem.

X-Men – Primeira Classe foi lançado nos cinemas este ano e foi bem nas bilheterias, embora tenha sido um sucesso ainda maior de crítica. Público e jornalistas foram praticamente unânimes sobre a qualidade do material, que serve como um prelúdio à saga dos X-Men nos cinemas, pois enquanto a trilogia já concluída trata do “presente”, este lidou com as origens do Professor X e de Magneto, num filme passado em sua maior parte nos anos 1960.

Contudo, enquanto a Fox pondera, os envolvidos na produção falam bastante sobre uma continuação, talvez como uma maneira de manter a tocha acesa. À revista Total Film, o ator germânico Michael Fassbender, que viveu Erik Lehnsherr, o futuro vilão Magneto, falou que já tem algumas ideias para a sequência:

Se eles [os filmes] fazem dinheiro o suficiente, normalmente fazem uma sequência. Normalmente, te dão o primeiro e, então, duas opções [fazer ou não – em relação aos contratos assinados]. Eu tenho algumas ideias interessantes para Magneto, assim como James [McAvoy] tem para o Professor X. Sei que nós realmente gostamos muito de trabalhar um com o outro e poderia ser muito legal se pudéssemos trazer a equipe original de volta. James e eu estamos exuberantes com a possibilidade de fazer o próximo. Eu quero ver como o Professor X se transforma no Professor X, porque ele cmeçou sua jornada no fim deste filme, mas eu já fiz a transição para Magneto. Eu tenho o chapéu e estou pronto para a ação. Eu tenho o capacete púrpera!

Magneto nos quadrinhos, na arte de Jim Lee.

Dias atrás, foi a vez de James McAvoy (Professor X) falar sobre suas intenções sobre o filme, embora um pouquinho menos otimista:

Eu sei um pouco sobre o que está acontecendo. O diretor [Matthew Vaughn] tem uma ideia fantástica para a história. Não posso falar mais, pois isso pode ou não acontecer, mas o meu personagem terá muitos problemas para lidar. Ele acaba de ficar paralítico e foi traído pela pessoa que mais se importava – e foi justamente essa pessoa que o deixou paralisado. Isso é um problema pesado emocionalmente e vamos lidar com isso. Mais do que isso, eu não sei. Ainda estamos esperando o sinal verde da Fox. Mas acho que estamos fazendo bem em não apressar as coisas só pelo fato do primeiro ter ido bem nas bilheterias. Eles estão tentando fazer uma história decente. Se não conseguirem, provavelmente vamos parar por aqui, pois o primeiro filme não precisa necessariamente de uma continuação.

No filme, Erik Lensherr dá o passo definitivo rumo à vilania.

Não custa lembrar que McAvoy e Fassbender são dois dos atores mais respeitados e procurados de Hollywood nos dias de hoje, reconhecidos pelo talento de suas performances.

Enquanto o sinal verde de Primeira Classe 2 não chega e The Wolverine não inicia as filmagens, a Fox também cogita fazer, no futuro, um filme sobre o antiherói Deadpool, que apareceu brevemente em X-Men Origens – Wolverine, interpretado por Ryan Reynolds (Lanterna Verde).