
A banda britância de rock Oasis foi uma das mais famosas do mundo entre os anos 1990 e 2000, embalada em sucessos e polêmicas comandadas pelos irmãos Liam (vocal) e Noel Gallagher (guitarra), brigas essas muitas vezes direcionadas um contra o outro. A turbulência cheogu ao final em 2009 com o anúncio oficial da separação da banda e dos irmãos que passaram a trilhar caminhos distintos.
Liam Gallagher permaneceu com os outros membros do Oasis (Gem Archer e Andy Bell) e formou a banda Beady Eye, que lançou seu primeiro álbum em fevereiro, Different Gear, Still Speeding. A banda está em turnê e tocou no Brasil no dia 05 de novembro, no Festival Planeta Terra, em São Paulo.
Noel Gallagher – o principal compositor do Oasis – decidiu por uma carreira solo e lançou seu primeiro álbum, High Flying Birds, em agosto.
Pois bem: em termos de vendas, o último levou a melhor. Segundo a Official Charts Company, instituição responsável por monitorar as vendas no Reino Unido, entre os álbuns de estreia de 2011, Noel Gallagher ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Who You Are? de Jessie J, nova cantora “da onda”, e de +- de Ed Sheeran. O álbum do Beady Eye ficou em sexto lugar, atrás ainda de What Did You Expect From The Vaccines? da nova banda sensação, The Vaccines (que também tocou no Brasil, no Planeta Terra) e de On a Mission de Katy B.

O Top10 dos álbuns de estreia mais vendidos do Reino Unido em 2011 também trouxe Let Them Talk do ator Hugh Laurie, mais conhecido por fazer o Dr. House na TV. O ator também já lançou livros de sucesso, sendo um verdadeiro fenômeno multimídia.
Resta saber qual será o impacto do resultado Gallagher x Gallagher no futuro próximo. Nos últimos meses, os dois até sinalizavam uma reconcialiação em prol dos 20 anos do álbum (What’s the Story) Morning Glory?, de 1995, o mais famoso e apreciado dos discos do Oasis, a ser comemorado em 2015.
O Oasis surgiu em Manchester, na Inglaterra, e lançou seu primeiro álbum em 1994.

