
Agora que a revista Empire publicou sua matéria sobre Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan, o elenco da produção parece mais “solto” nas declarações à imprensa, falando sobre seus personagens. Os segredos permanecem, claro (ninguém fala do personagem de Joseph Gordon-Levitt, John Blake, por exemplo).
Tom Hardy, que faz o vilão Bane, falou de como era a interpretação de Christian Bale (o Batman) e como era lutar com ele:
[Bale como Batman] tinha um visual muito intimidador. Tinha um menino de três anos dentro de mim que ficava pensando: “Oh meu deus, é o Batman! E ele vai bater em mim! Mas eu adoro o Batman!”. Então, eu me olhava no espelho e batia nele de volta. Duas vezes mais forte.

Sobre Bane explicitamente, Hardy confirmou sua total vilania e brutalidade:
Bane é uma bola de demolição. Ele é horrível. Um cara muito do mal.
O diretor Christopher Nolan já tinha falado da brutalidade do personagem, mas acrescentando que ele é alguém também brilhante em termos intelectuais.
O astro Christian Bale também tem falado bastante. Sobre Hardy e Bane ele disse:
[Hardy é] Um ator fenomenal. Gosto muito de trabalhar com ele. Ele vai até o fim. Sei que Bane já foi visto no cinema antes [em “Batman e Robin”, de Joel Schumacher, de 1997, não veja], mas pra mim Tom está criando Bane pela primeira vez, então tem bastante liberdade para fazer isso.

Bale também comentou sobre Anne Hathaway e a sua Mulher-Gato, acrescentando que ela teve a tarefa mais difícil de todas:
Tive várias cenas com Anne, eu estava lá quando fizemos o teste de elenco com ela. Naquele dia eu falei para Chris [Nolan, diretor] que tínhamos diversas atrizes talentosas na briga pelo papel. Eu sou péssimo nesses testes, então, sempre fico impressionado quando alguém parece dominar um personagem sem ter se preparado para isso durante um longo tempo. Eu vi isso em Anne. Ela tem o trabalho mais difícil, em vários aspectos. Várias pessoas acham que a Mulher-Gato definitiva já existia antes, então o papel dela é o mais difícil entre todos nós.
Como Mulher-Gato definitiva, o ator deve estar se reportando ao trabalho de atrizes como Julie Newmar na telessérie do Batman dos anos 1960 ou à interpretação explosivamante sensual de Michelle Pfeitter em Batman – O Retorno, de Tim Burton, em 1992.

Bale comentou sobre o ator Joseph Gordon-Levitt, cujo policial John Blake é um dos mistérios da trama:
Joseph é um cara intrigante. Eu acompanhei a atuação dele em outros filmes enquanto estávamos rodando. Ele é uma pessoa que gosta de verdade de atuar. Ele fez um ótimo trabalho no filme.
O ator ainda falou das motivações de Bruce Wayne no último capítulo da trilogia:
Por quanto tempo você vai deixar a perda e a dor definirem a sua vida? Rodar por aí caçando malfeitores é muito heroico e atrai atenção, mas no fim das contas é só uma maneira de lidar com a dor de uma grande perda.
Nós [ele e o diretor Nolan] concordamos que Bruce Wayne é absolutamente sincero como Bruce Wayne, tão sincero quanto como Batman. Mas Bruce Wayne, o playboy, é pura fachada, é uma mentira que ele encontrou, de alguma forma, para controlar um lado da alma dele que não está realmente sob controle. Na verdade, só Alfred sabe quem ele é. É hora de Bruce Wayne encarar a dor que sempre remoeu a vida dele.

Por fim, Bale comentou como é a sensação de viver pela última vez um papel ao qual está vinculado há sete anos, por meio de três filmes:
É como dizer adeus a um velho amigo. Quando você tem a oportunidade de ser um mesmo personagem tantas vezes, você desenvolve outro tipo de relação com ele, mais profunda.
As filmagens de Ressurge terminaram no início de novembro.

Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Batman/Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s Al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham, Anthony Garcia), Matthew Modine (Nixon), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Rob Brown, Will Estes, Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.

