A “Action Comics 01” de Nicolas Cage: nota 9,0 em conservação e a melhor (e mais cara) do mundo.

O ator Nicolas Cage decidiu vender o seu exemplar de Action Comics 01, revista que trouxe a primeira aparição do Superman, em 1938. A cópia do ator é a mais bem conservada que existe. O site Comic Book Daily afirma que só existem 50 exemplares originais da revista, a maioria em péssimo estado de conservação.

Na escala padrão de avaliação de conservação de revistas antigas, que vai de 1 a 10, a nota da Action Comics 01, de Nicolas Cage, é 9,0. Posta em leilão anteontem pelo site de leilões virtuais Comic Connect, a revista atingiu ontem o valor máximo de US$ 2,19 milhões, o mais alto já pago com uma revista em quadrinhos. O recorde anterior era da própria Action Comics, que havia tido um exemplar com nota 8,5 vendido a US$ 1,5 milhão no ano passado.

O exemplar de Cage, inclusive, chegou a ser roubado de sua casa em 2000 e foi encontrado pela polícia somente em abril deste ano. (O HQRock noticiou o evento, leia aqui).

Action Comics 01 foi publicada em junho de 1938 e era uma nova revista da DC Comics destinada a histórias de aventura e ação. Até então, o conceito de super-herói não existia e o Superman é o marco inicial disso e da chamada Era de Ouro dos quadrinhos. A história do Superman, com apenas oito páginas, era apenas uma entre várias outras atrações e fora escrita e desenhada pelos criadores do personagem, a dupla Jerry Siegel e Joe Shuster. Desde então, a revista vem sendo publicada mensalmente pela mesma editora e o homem de aço rapidamente se tornou o “dono” da revista, que com o tempo passou a trazer apenas suas aventuras.

Este ano, Action Comics atingiu o número 900, mas foi zerada em setembro, como parte do reboot cronológico e editorial da DC Comics. A revista, agora escrita por Grant Morrison e desenhada por Rags Morales, mostra um jovem Superman em início de carreira, temido pela população, perseguido pelas autoridades e ainda sem o seu uniforme icônico. As aventuras do “presente” do personagem saem em paralelo na revista Superman, atualmente a cargo de George Perez nos roteiros e Jesus Merino na arte, mas logo terá outra equipe criativa comandada pelos escritores Dan Jurgens e Keith Giffen.

Cage é um grande fã (e colecionador) de quadrinhos e quase viveu o Superman no cinema: ele foi escalado pelo diretor Tim Burton para viver o herói em Superman Lives, em 1996, mas o projeto do filme não foi adiante por conflitos entre Burton, o roteirista Kevin Smith, o produtor Jon Peters e a Warner Bros. Demorou dez anos para que um filme do homem de aço se concretizasse novamente. Mas Cage viveu outro de seus velhos heróis: o Motoqueiro Fantasma, em um filme de 2007. Também fez o Big Daddy em Kick-Ass, como um herói veterano.