Poster criado por um fã para a trilogia do Batman como um todo.

Uma das maiores maravilhas da internet e das novas tecnologias de comunicação é a possibilidade de difusão de obras artísticas. Quem estiver disposto a não cobrar por sua arte pode disponibilizá-la na rede e o mundo inteiro pode apreciá-la. Com isso, os leitores têm acesso a muita coisa boa (embora, a muita coisa ruim, também, mas é o preço).

O site de vídeos YouTube está atolado em videozinhos chamados de mashup, ou seja, mistura, quando alguém com um domínio mínimo de edição de imagens transforma retalhos de outras obras em uma coisa mais ou menos consistente. Uma das correntes mais populares é a criação de fake trailers, ou seja, trailers de filmes que não existem ou até existirão, mas não têm nada oficial liberado. Um dos casos mais famosos é um fake trailer de Thundercats em live action em que o autor pegou cenas de filmes como Tróia ou O Gladiador e transformou os atores nos felinos humanóides famosos pelo desenho animado da TV.

Filmes com grande expectativa, como Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan, geralmente ganham dezenas desses fake trailers. Quem se dispor a procurá-los no YouTube vai se fartar com exemplos de qualidades variáveis. Por isso, esse tipo de coisa normalmente nem é noticiada em espaços como aqui, no HQRock.

Entretanto, o site Comic Book Movies divulgou uma exceção: um fake trailer de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, ou melhor dizendo, um trailer do fechamento da trilogia do Batman nos cinemas. O vídeo foi feito no estilo do recém-divulgado trailer de Girl with the Dragon Tattoo, do diretor David Fincher, e embalado ao som da canção The imigrant song (originalmente do Led Zeppelin) executada por Karen O and Trent Reznor. O resultado é muito, muito bom mesmo. Não fica absolutamente nada a dever dos trailers oficiais e traz cenas de Batman Begins, Batman – O Cavaleiro das Trevas e pequenos enxertos do teaser trailer oficial de Ressurge. Confira:

Tom Hardy brinca de Bane nos bastidores.

Por fim, para fechar, circula na internet uma singela foto de bastidores das gravações de Ressurge em que o ator Tom Hardy, caracterizado como o vilão Bane, “quebra a espinha” de um membro da equipe da produção, imitando a clássica cena nos quadrinhos em que o vilão “quebra” o Batman, no fim do primeiro ciclo de Knight Fall (ou A Queda do Morcego no Brasil), arco de histórias que serve de inspiração para o filme e que foi publicado pela DC Comics a partir de 1993. Alguns sites vêm especulando que seria um tipo de “ensaio” para que a clássica cena aparecesse no longametragem, o que obviamente não é: parece muito mais uma brincadeira.

A capa da revista que publicou o acontecimento pela primeira vez no Brasil, na arte de Kelley Jones…

Porém, a própria existência do gesto nos bastidores levanta a expectativa de que apareça na trama do filme. Isto sim, é bem possível. Quem sabe teremos algum vislumbre disso no trailer completo (agora verdadeiro e oficial) que Ressurge ganhará em breve e os rumores apontam para o dia 16 de dezembro, antes das cópias de Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras, mesmo dia em que também vai estrear o aguardado Prólogo do filme (os primeiros seis minutos), que será lançado somente nos cinemas IMAX de 65/70mm nos Estados Unidos (no Reino Unido será em 21 do mesmo mês)? Este último será antes das cópias de Missão Impossível – Protocolo Fantasma.

… e uma releitura produzida para ilustrar o reboot cronológico da DC Comics nos quadrinhos.

Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Batman/Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s Al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham, Anthony Garcia), Matthew Modine (Nixon), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Rob Brown, Will Estes, Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.