
Agora que o primeiro trailer completo de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan, está em alta qualidade na internet – inclusive com legendas em português (veja abaixo) – as especulações sobre o filme ou sobre o curto vídeo começam a circular pela rede.
Além das homenagens ao Robin – veja aqui – os internautas perceberam um detalhe curioso, que pode ser uma grande bobagem (ou coincidência) ou revelar uma parte importante da trama: seria o colar de pérolas usado por Selina Kyle (Anne Hathaway) o mesmo que pertenceu à mãe de Bruce Wayne (Christian Bale)?

Explicando: em Batman Begins, Thomas Wayne dá um colar de pérolas para a esposa Martha no dia em que resolvem assistir a uma ópera no centro de Gotham Ciy, junto ao pequeno Bruce, com uns 10 ou 08 anos de idade. Na saída da peça, o assaltante Joe Chill (Richard Brake) mata os pais de Bruce e leva a carteira e o colar.
No trailer, aparece uma cena de Selina Kyle se arrumando e colocando um colar de pérolas. Tudo bem que não há muita variação estética em um colar de pérolas, mas o que a famosa ladra dos quadrinhos usa é exatamente igual àquele do primeiro filme. Confira as fotos!

Não sendo apenas uma coincidência estética fruto da pouca variação de modelos, o que isso significa?
Ela roubou o colar ou Bruce a deu de presente? O expectador deve perceber que na cena da festa na Mansão Wayne, em que Bruce e Selina dançam, ela já está com o colar. O fato dela chamá-lo de “Sr. Wayne” denota (pelo menos naquele momento do filme) uma ausência de intimidade. Sem contar o modo agressivo com que ela diz sua fala sobre “uma tempestade se aproxima, Sr. Wayne, e vocês logo irão imaginar como é podem ter tanto e não compartilhar com o resto de nós”. Uma típica frase de uma terrorista social estilo Robin Hood, que rouba dos ricos para distribuir aos pobres.

Se não há intimidade, é difícil que ele tenha dado o colar para ela. Selina teria roubado da mansão? Aí, tem outro problema: o colar, além de destruído na cena do roubo, foi levado por Joe Chill no primeiro filme. Então, Bruce não o tem.
Se for o mesmo colar, como foi parar nas mãos de Selina Kyle? E aí começam as grandes especulações. Seria ela filha de Joe Chill? Nos quadrinhos, o assassino de Thomas e Martha Wayne – e de certo modo criador do Batman – reaparece vivo no arco Batman – Ano Dois, de Mike W. Barr, Alan Davis e Todd McFarlane, publicado pela DC Comics em 1988, mas é morto pelo Ceifador. Em uma sequência publicada anos depois, um filho de Chill tenta se vingar.

Mas para os conhecedores dos quadrinhos há uma pista ainda maior nessa história e que faz muito mais sentido. Em duas maxisséries, Batman – O Longo Dia das Bruxas e Batman – Vitória Sombria, ambas escritas por Jeph Loeb e desenhadas por Tim Sale, e publicadas entre 1996 e 2002, se explora uma trama em que Selina Kyle descobre que, na verdade, é uma filha bastarda de Carmine Falcone, o chefão da máfia de Gotham City.
Não custa lembrar que O Longo Dia das Bruxas foi a fonte direta para a ambientação dos dois filmes anteriores do Batman, especialmente na composição da máfia – Carmine Falcone (Tom Wilkinson) é um dos vilões de Begins – e na trama relacionada a Harvey Dent (Aaron Eckhart), inclusive no bordão “eu acredito em Harvey Dent”.

Curiosamente, alguns meses atrás, rodou um boato de que a trama de Ressurge seria baseada em Vitória Sombria, que além de mostrar a origem do Robin, explora as conexões de Selina Kye com a família Falcone.
E há um detalhe curioso na trama dos filmes: em Begins ficamos sabendo que, certa vez, a polícia conseguiu prender Carmine Falcone e ele dividiu a cela com quem? Com Joe Chill! E contou a Chill alguns de seus crimes e detalhes. Quando Bruce Wayne estava na faculdade, em Princeton, Chill é chamado para testemunhar contra Falcone e, como prêmio, ganha o relaxamento de sua pena e a possibilidade de sair em liberdade condicional.

Bruce pensa em matar Chill – elemento inspirado em Ano Dois dos quadrinhos – e vai a julgamento. Chill é solto, mas é morto à saída do tribunal por um encarregado de Falcone, tirando essa possibilidade das mãos de Bruce, do mesmo modo que em Ano Dois, o Ceifador elimina Chill na frente do Batman.
Se Chill e Falcone dividiram a cela, o mafioso poderia, de alguma maneira, ter conseguido o colar que pertenceu a Martha Wayne? E se Selina Kyle é sua filha, pode ter simplesmente dado para ela de presente?
Será que Christopher Nolan irá explorar essa possibilidade?
Outro detalhe que se destaca no trailer é que, aparentemente, na cena da festa na Mansão Wayne, parece que Bruce Wayne já usa a bengala mencionada em rumores das filmagens. Na verdade, embora rapidamente, o vídeo até mostra Wayne com a bengala, na cena em que se aproxima de uma mesa com uma bandeja e sua mão e a bengala está em primeiro plano e seu reflexo na bandeja em segundo plano.
Em que momento do filme ocorre a festa? Se ainda não há intimidade entre Bruce e Selina, conforme aparenta o tom do diálogo entre os dois, poderia ser ainda no início do filme. Então, Bruce Wayne será atingido por Bane (Tom Hardy) mesmo bem no começo do filme, ou então, ela já estará de bengala quando Bane chega a Gotham?

Além disso, na cena em que Bruce está no que parece ser um templo oriental – que se presumiu seria uma fortaleza da Liga das Sombras em cenas flashback de seu treinamento em Begins – ele olha para baixo, no vão das escadas, e pergunta: “o que significa?”, o canto misterioso do filme, e um sr. idoso ao seu lado responde: “rises” (levante-se). Percebem que, embora esteja de barba tal qual no início de Begins, o que denota o período de seu treinamento, Bruce aparece envelhecidotal qual o vimos em algumas das filmagens, como naquela em que é escoltado para dentro da Wayne Enterprises pelo policial John Blake (Joseph Gordon-Levitt)? Será que, depois de ferido por Bane, Bruce volta ao oriente para uma nova rodada de treinos? No trailer há cenas dele treinando nesse cenário que parece o oriente. Mas são cenas do presente ou do passado?

Na medida em que mais gente for assistindo ao trailer, mais rumores e especulações devem surgir.
Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Batman/Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s Al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham, Anthony Garcia), Matthew Modine (Nixon), Alon Abutbul (Dr. Leonid Pavel), Aiden Gillen (agente da CIA), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Rob Brown, Will Estes, Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.



Verdadeiramente as especulações fazem sentido. Eu já nem entro em outros sites especializados cujos comentários são só mais do mesmo. Venho direto aqui, sempre tem uma coisa interessante
GostarGostar
Puxa, obrigado mesmo, Bento. Seja benvindo!
Abraços!
GostarGostar
Quanto mais penso no filme mais ansiosa fico.
Não creio que o colar pertença a mãe de Bruce, mas que isso foi
usado apenas de modo irônico no filme.
Agora quanto ao policial Blake ser Robin, apesar de Nolan citar que não tem
nada haver, tenho quase certeza de que acertaremos na especulação.
Esse site é muito bom em deixar a gente antenado sobre as novidades dos
filmes e quadrinhos.
Parabéns à todos e feliz ano novo repleto de filmes fantásticos!
GostarGostar
Obrigado, Vanessa, feliz ano novo pra você também!
GostarGostar
Eu também gosto da maneira analitica como são abordadas as especulações.
Nos outros sites só se fala coisas superficiais, e especulações absurdas (como aquele de que o menino cantando no estádio se tornaria o Robin, porque ‘presenciou uma tragédia’).
Estou gostando muito do site, muito mesmo.
E quanto ao fato do policial Blake ser o Robin, acho que não, ele está mais pra um Jason Bard, detetive que ajudava o Batman alhures, em alguns números das revista.
GostarGostar
Obrigado de novo, Felipe. E boa observação sobre John Blake/Jason Bard: até as iniciais são as mesmas!
Volte sempre!
Um abraço!
GostarGostar
O diretor Sefton Hill disse que os segredos mais difíceis de arkhan city já haviam sido descobertos, e que os que ainda faltam são mais simples e sub-jetivos, porem estão bem escondidos. Encontrei algumas situações bem sub-jetivas com a mulher gato, suponho que por motivos logicos a maioria dos jogadores procurem esses tais EASTER EGGS apenas com o personagem principal tornando algo simples em segredos bem guardados visto que não podem ser encontrados por ele! Afinal quem é que vai prolongar desnecessariamente o controle de um personagem secundário quando se está ancioso para retornar a historia principal? Mesmo após terminar a campanha por haver pouco o que fazer com a mulher gato talvez passe desapercebido a possibilidade de encontrar algo de diferente ao explorar os recantos da cidade com ela. Então, foi só eu, ou alguém já teve a idéia de visitar o homem calendário com a mulher gato? Se não, talvez vc se surpreeda com uma conversa intrigante entre ela e o cara das datas! Porque ele vinculou a data do aniversário dela a notoria familia dos falcones? Eu não entendi, e pela reação dela tambem não! Eu não conheço muito da historia de suas origens, mas pelo pouco que andei olhando na maioria das historias ela sofre de aminésia e não lembra de seu passado. Alguem aí sabe diser quem foram seus pais verdadeiros? Se isso for uma lacuna em sua historia, a Rocksteady cria uma interessante suspeita abrindo possibilidades surpreedentes! Outra situação com a mulher gato não tão intrigante mas sim mui engraçada é vê-la ameaçar o Pinguin em sua cela no museu! Se você quiser levar um toco do senhor frio visita ele quando ele estiver na companhia de sua amada esposa Nora. Se insistir ele ti dar um gelo…brincadeira! Mas é isso aí é o que é EASTER EGGS! Alem de segredos brincadeiras da produtora. Talvez até haja mais alguma coisa mesmo a ser descoberto, mas talvez não. Mas pode-se esperar qualquer coisa de um jogo grandioso como esse, de longe o melhor que já joguei!
GostarGostar
Olá, Kallel,
Nos quadrinhos, os pais de Selina Kyle são Brian e Maria kykle. Ela era uma mãe violenta que abusava da filha e cometeu suicídio; enquanto o pai bebeu até morrer. Ainda criança foi mandada a um orfanato, onde foi separada da irmã Magdalene (Maggie). Selina fugiu mais tarde e cometeu pequenos delitos, terminando por ser enviada para o Sprang Hall Juvenile Detention Center, uma instituição onde sofreu muitos abusos. Mais tarde, fugiu de novo para uma vida difícil em Gotham City que a transformaria em Mulher-Gato.
Contudo, o que os arcos de histórias Batman – O Longo Dia das Bruxas, Batman – Vitória Sombria e Mulher-Gato – Quando em Roma…, todos escritos por Jeph Loeb e desenhados por Tim Sale, dão a entender é que ela provavelmente é uma filha bastarda de Carmine Falcone. Porque não foi criada pelo pai e a situação exata de sua concepção – ou mesmo quem é sua mãe biológica – não são conhecidas. No início da primeira história, Selina Kyle – vivendo na alta roda de Gotham por causa do dinheiro de seus roubos – já era próxima da família Falcone. Esse fato dá a entender que alguém na família, talvez o próprio mafioso, soubesse das origens dela. Ou então, uma tremenda coincidência.
Um abração!
GostarGostar