A equipe principal dos Vingadores nos quadrinhos, na arte de John Romita Jr.

O ano de 2012 será repleto de comemorações para a editora Marvel Comics. Alguns de seus personagens farão 50 anos de publicação – dentre os quais, o Homem-Aranha (o HQRock já comentou aqui) e Hulk, Thor e Dr. Estranho – e serão lançados três filmes de seus personagens: Motoqueiro Fantasma – O Espírito da Vingança, em fevereiro; O Espetacular Homem-Aranha, em maio; e Os Vingadores em junho.

E a equipe – que, junto com o Homem-Aranha é a maior franquia da editora nos quadrinhos – terá um destaque todo especial nas publicações. Pelo menos três grandes eventos envolverão a superequipe mais famosa da casa.

Avengers Assemble trará a mesma formação do filme, mas na continuidade dos quadrinhos.

O primeiro deles é o lançamento de uma nova revista, chamada The Avengers Assemble, que terá o diferencial de trazer aventuras com uma equipe com a mesma formação do filme – Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro – embora dentro da cronologia própria dos quadrinhos. Esta revista será escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por Mark Bagley e trará uma aventura contra a equipe de vilões chamada Zodíaco, velhos oponentes dos Vingadores, ainda dos anos 1960. Agora, serão repaginados para os novos tempos.

Banner de Avengers vs. X-Men.

Em segundo lugar, vem o grande evento de verão da editora, que será The Avengers vs. X-Men, na qual as duas equipes mais populares da Marvel irão trocar sopapos. Não será a primeira vez que isso acontece, mas se promete uma história bombástica, no nível de Guerra Civil, evento de 2007 que abalou as estruturas do Universo Marvel e modificou para sempre a cronologia dos personagens.

Capa de "Avengers 24", de 2012: encerramento da fase de Bendis. Arte de Daniel Acuna.

Por fim, o terceiro evento ainda é cercado de segredo, mas envolverá o desfecho do arco de histórias com o vilão Norman Osborn (o Duende Verde) e os Vingadores Sombrios, equipe de vilões que se passa pela equipe original.

Esta saga trará o encerramento da longa temporada de Brian Michael Bendis à frente dos Vingadores, cargo que ocupa desde 2004, sendo o mais longevo escritor a permanecer com a equipe. Nesse período, Bendis tirou a equipe quase do ostracismo e os transformou não apenas no centro do Universo Marvel, mas também no conjunto das revistas mais vendidas da editora.

A Marvel já está fazendo a promoção das revistas que lançará no primeiro trimeste de 2012 e acompanhe algumas das capas aí ao lado.

Os Novos Vingadores são desenhados pelo brasileiro Mike Deodato Jr.

Atualmente, os Vingadores possuem, nos Estados Unidos, quatro revistas mensais: The Avengers, com a equipe principal (com Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Wolverine e outros); New Avengers, com membros menos tradicionais (como Luke Cage, Punho de Ferro e o recém-ingresso Demolidor); The Avengers Academy, onde novos membros são treinados; e The Secret Avengers, uma equipe secreta de Vingadores para missões mais “sombrias”, comandada primeiro pelo Capitão América e, agora, pelo Gavião Arqueiro.

A nova Avengers Assemble estreará em março.

No Brasil, a equipe estrela duas revistas mensais publicadas pela editora Panini Comics: Os Vingadores, Avante, Vingadores e Capitão América e os Vingadores Secretos. Aqui, as revistas são publicados mais ou menos com um ano de intervalo entre àquelas que saem nos EUA.