
O site Omelete publicou uma reportagem sobre um detalhe bizarro por trás dos negócios de mershandising que envolvem os personagens dos quadrinhos. A grande questão é: os produtos dos X-Men são brinquedos ou bonecos?
Não ria, isso é sério e envolve muito dinheiro. Vamos aos fatos: nos Estados Unidos, são usadas duas categorias distintas de produtos licenciados, os brinquedos (toys) e os bonecos (dolls). Dolls dizem respeitos a bonecos que façam representação de seres humanos; enquanto toys são as representações de não-humanos, como monstros, robôs, androides, alienígenas etc. E por que da diferença? Impostos!
Por algum motivo, bonecos são taxados em 12% enquanto os brinquedos em apenas 6,8%, quase a metade.
O site informa que há dez anos a Marvel Comics está em um processo contra o Governo dos EUA alegando que os X-Men não são humanos e, portanto, os produtos relacionados a eles não devem ser taxados em 12%, mas em 6,8%. Por quê? Porque na cronologia da editora, os heróis da equipe são mutantes, uma raça distinta das dos humanos, um outro passo na árvore da evolução. Nós, humanos, somos a raça Homo sapiens sapiens, enquanto os mutantes da Marvel são da raça Homo sapiens superior.
E não é que a Marvel Comics venceu o processo? A partir de agora, os brinquedos relacionados aos X-Men – inclusive aquele “boneco” do Wolverine que você tem na prateleira – serão taxados apenas em 6,8% e não mais em 12%, e podem ser chamados oficialmente de toys e não mais dolls.
A Marvel Comics e sua subdisiária responsável, a Marvel Entertainment, vai economizar uma grande grana e lucrar mais daqui em diante em tudo relacionado aos X-Men.
Fica a pergunta: a rival DC Comics já licencia o Superman como um toy? Afinal, ele não é humano, e sim, um alienígena nascido no planeta Krypton. Será que a Marvel abriu um precedente jurídico que vai revolucionar o mercado de mershandising? Afinal, Star Wars, Superman, O Senhor dos Anéis, O Exterminador do Futuro e muitas outras franquias podem ser beneficiadas dessa decisão.


Tenho até uma certa vontade de ter uma coleção dos x-mens, mas só de ver o preço de um sentinela, já bate a tristeza (R$ 450,00).
GostarGostar
Gostei muito
GostarGostar
Gostei muito
GostarLiked by 1 person