A formação clássica do Pink Floyd nos anos 1970: Wright, Gilmour, Mason e Waters.

O jornal Daily Express noticiou que uma de suas fontes informou que a banda de rock britânica Pink Floyd pode se reunir especialmente para um concerto durante as Olimpíadas de Londres este ano de 2012. A fonte disse o seguinte:

Assim como Paul McCartney, que está cotado para abrir o evento, o Pink Floyd marcou a cultura britânica nos últimos 40 anos. Faz sentido que agora eles estejam envolvidos em um momento que Londres está em destaque. É esperado que a apresentação seja confirmada nas próximas semanas.

O Pink Floyd foi fundado em 1965 e lançou o seu primeiro disco em 1967, tornando-se um dos maiores representantes do movimento psicodélico de Londres na época, formado pelo guitarrista e vocalista Syd Barrett, o baixista Roger Waters, o tecladista Richard Wright e o baterista Nick Mason. Apesar do início promissor e de sucesso, a banda não conseguiu desenvolver aquele trabalho por causa dos problemas mentais de Barrett causados pelo excesso de drogas. Assim, o líder da banda foi substituído por David Gilmour.

O quarteto Waters, Gilmour, Wright e Mason tornou-se a “formação clássica” do Pink Floyd, contudo, a banda permanceu como uma representação do underground do rock até 1973, quando o álbum Darkside of the Moon se tornou em um dos maiores fenômenos de vendas da história. Seguiu-se o período de apogeu do grupo, com obras como Wish You Were Here (1975) e The Wall (1979).

O quarteto clássico reunido pela última vez, em 2005, no Live 8.

Os anos 1980 foram turbulentos para o grupo: o tecladista Richard Wright foi demitido; Roger Waters tentou acabar com a banda e foi expulso; e David Gilmour e Nick Mason continuaram com o grupo, recrutanto Wright novamente.

Entre 1987 e 1996, o trio Gilmour, Wright e Mason lançou dois álbuns de estúdio e dois ao vivo, além de alguns vídeos, fazendo turnês mundiais de grande sucesso, encerando suas atividades em seguida.

Desde então, ocorreram apenas reencontros ocasionais da banda. E Roger Waters só se reuniu aos velhos companheiros pela primeira vez em 2005, no concerto beneficente do Live 8, em protesto contra a reunião do G8 e a favor do não-pagamento da dívida dos países da África. O reencontro causou expectativas nos fãs de que a “formação clássica” pudesse fazer alguns outros shows e, quem sabe, até uma turnê, mas esses planos foram por água abaixo em 2008 com o falecimento de Richard Wright, vítima de câncer.

Durante anos, a rivalidade entre Gilmour e Waters foi o maior empecílho para a reunião da banda.

O trio remanescente, ainda assim, se reuniu uma vez mais, no primeiro show da turnê de Roger Waters em que o compositor toca o álbum The Wall na íntegra, em maio de 2011. Waters, Gilmour e Mason tocaram duas faixas: Confortably numb e Outside of the wall.

A reunião da banda nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 seria realmente mais um momento de coroação a esta que foi, sem dúvidas, uma das mais importantes bandas de rock da história.

Roger Waters está atualmente em turnê mundial com a The Wall Tour e irá se apresentar no Brasil nos dias 25 e 29 de março e 1º e 04 de abril, em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo (duas datas), respectivamente.

O Pink Floyd acabou de relançar com sucesso sua obra em versões extendidas e remasterizadas (veja aqui). O HQRock tem um post especial comentando a carreira fonográfica da banda aqui.

[Atualização: O jornal New Musical Express (NME), o mais tradicional do segmento na Inglaterra, publicou uma declaração do guitarrista David Gilmour de que a possibilidade do Pink Floyd se reunir no encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 é apenas um boato da mídia. Parece que o guitarrista, mais uma vez, joga água fria nas expectativa de seus fãs].