Quarteto Fantástico: nova chance nos cinemas.

Já faz algum tempo que a 20th Century Fox tem planos de fazer um reinício para a franquia cinematográfica do Quarteto Fantástico, a mais antiga equipe da Marvel Comics. O projeto, contudo, confirmado recentemente (leia aqui). A própria Fox produziu dois filmes da “primeira família” – Quarteto Fantástico (2005) e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007) – que, embora tenham seus momentos, foram considerados fracos por crítica e público.

Segundo a revista Variety, o reinício acaba de ganhar um diretor: o novato Josh Trank. O rapaz irá estrear agora o seu primeiro filme, também produzido pela Fox, Poder Sem Limites, uma história sobre super-heróis descontrolados, gravado no estilo falsodocumental como Atividade Paranormal. No Brasil, chega em 09 de março aos cinemas.

A versão dos cinemas da equipe.

Se Trank for bem sucedido em sua empreitada, ganhará o reinício do Quarteto Fantástico, que se chamará Fantastic Four Reborn.

O Quarteto Fantástico foi a primeira criação do Universo Marvel moderno, lançado em 1961 por Stan Lee e Jack Kirby. Nos quadrinhos formam um família: o casal Reed Richards e Susan Storm, o irmão dela, Johnny Storm e o amigo Ben Grimm. Na trama, mostrada em Fantastic Four 01, Reed Richards é um dos maiores cientistas do mundo e resolve bancar um vôo espacial experimental, levando consigo Ben Grimm como piloto e Susan e Johnny Storm como acompanhantes; mas tudo acaba mal quando a nave é bombardeada por mortíferos raios cósmicos ao sair da atmosfera. Na volta, em vez de morrerem contaminados por radiação, o quarteto desenvolve superpoderes bizarros.

Reed Richards passa a poder esticar seu corpo como se fosse elástico, passando-se a chamar Sr. Fantástico; Susan Storm ganha a capacidade de ficar invisível e gerar campos de força, virando a Mulher-Invisível; Johnny Storm pode incendiar o próprio corpo e, com isso, voar e jogar labaredas de ataque, chamando-se Tocha Humana; e Ben Grimm se transforma em um ser deformado, com uma pele formada de pedra, mas com uma força centenas de vezes maior do que a de humano comum, virando O Coisa. O quarteto decide usar suas habilidades para o bem da humanidade e se transformam em aventureiros.

A versão "reborn" do Quarteto, na arte de Jim Lee. Em primeiro plano, o vilão Dr. Destino.

Lee e Kirby produziram os 102 primeiros números da revista Fantastic Four, entre os anos de 1961 e 1970, que durante muito tempo foi a publicação de maior sucesso da Marvel Comics, até ser ultrapassada pelo Homem-Aranha. Nela, a dupla terminou criando as bases do Universo Marvel como o conhecemos e produziram uma obra que é lembrada como uma das mais importantes na história dos quadrinhos.

O nome do projeto do filme, Fantastic Four Reborn remete à saga Heroes Reborn, de 1995, na qual a Marvel imagina uma versão mais moderna da equipe. Foi produzida por Scott Lobdell e Jim Lee, mas pode ser apenas uma coincidência.

Em 2011, o Quarteto Fantástico completou 50 anos e sua revista atingiu a numeração de 600 edições. Atualmente, é escrita por Jonathan Hickman e desenhada por Steve Epting.