Novo Homem-Aranha: morte de seus pais tem impacto em sua carreira?

A produção de O Espetacular Homem-Aranha, o reinício da franquia do mais popular herói da Marvel Comics, comandado pelo conglomerado Columbia Pictures/Sony e dirigido por Marc Webb, fez uma entrevista coletiva no Japão e falou bastante sobre o filme. A tônica foi no que este traz de novo em relação à obra de Sam Raimi (que produziu a trilogia do personagem nos cinemas) e na dinâmica entre os personagens principais.

O produtor Avi Arad falou sobre a trama e os papéis de Peter Parker e Gwen Stacy. Sobre a trama:

Depois de três filmes, finalmente temos a oportunidade de contar o que realmente iniciou a jornada de Peter Parker: a perda dos seus pais. Ele não sabe o que aconteceu com eles, ninguém comenta nada. E ao redor do mundo há milhões de crianças na mesma situação, órfãos. A pergunta que sempre se repete é: “quem eu sou?”

Dr. Connors: mentor e inimigo.

Já sobre Peter, acrescentou:

Não é só tirar fotos e ser mordido por uma aranha radioativa. Peter está numa jornada em busca de respostas, o que torna o filme peculiar, porque ele molda o destino dele por essa busca por respostas. Os poderes de Peter só ampliam a habilidade física dele, porque seu coração sempre foi o coração de um herói.

Essa jornada de Peter se cruza com a do Dr. Curt Connors, que se transforma no Lagarto, o vilão do filme:

Na melhor tradição Marvel, o Dr. Connors está conectado com Peter e, no nosso caso, o que é interessante, está conectado também com Gwen. Há o desafio de lidar com um vilão que é um mentor. E é a única pessoa a quem [Peter] pode chegar e perguntar: “O que aconteceu com meu pai?”. É uma pessoa difícil de combater.

Gwen Stacy: rival intelectual para Peter.

Por fim, o executivo falou sobre Gwen Stacy, que não será, aparentemente, somente uma donzela em perigo:

Ela é não apenas um grande interesse amoroso, como também uma amiga intelectual, uma competição intelectual [para Peter], uma mulher forte que representa o mundo de hoje e de amanhã.

Já o ator Andrew Garfield, que faz Peter Parker no filme, ressaltou o aspecto dos efeitos práticos, que segundo ele serão mais abundantes do que os efeitos digitais, que eram a marca dos filmes anteriores.

Muitas cenas de ação foram rodada com efeitos práticos, com base na realidade. Isso diferencia um pouco dos anteriores e era uma coisa que Marc [Webb] procurava. Passei quatro meses treinando com os dublês.

E Emma Stone, a Gwen Stacy do filme, respondeu a uma pergunta sobre o envolvimento do Homem-Aranha com sua personagem:

Vocês vão ter que ver o filme e descobrir! Não vou dizer que é uma cena icônica, porque vocês é que decidem se é icônica ou não. Mas rola um primeiro beijo bem interessante. É diferente do beijo de cabeça pra baixo… e nós gostamos.

A produção promete mais efeitos práticos do que digitais.

A cena do beijo de cabeça para baixo ocorre em Homem-Aranha, o primeiro dos filmes, no qual o herói e Mary Jane Watson se beijam debaixo da chuva, com ele de cabeça para baixo. O que farão agora? Gwen Stacy é que vai ficar de cabeça para baixo e o Homem-Aranha de pé?

Este filme tem muitos críticos entre os fãs, insatisfeitos com um reinício tão cedo da franquia – Homem-Aranha 3 saiu em 2007! – e os comentários na internet são recorrentes em alguns pontos, como no caso de que, tradicionalmente, o que define a vida de Peter Parker é a morte de seu tio Ben, indiretamente por sua culpa; do que a de seus pais, que nas revistas mal são citados.

Outra questão, quanto à relação de “mentor/inimigo“, esse mesmo recurso já foi usado duas vezes no cinema: com Norman Osborn no primeiro filme e com o Dr. Octopus no segundo.

Enquanto isso, o diretor Marc Webb deu uma entrevista ao site Collider e revelou que o novo trailer do filme sairá possivelmente no próximo mês.

Dirigido por Marc Webb (de 500 Dias com Ela) e escrito por James Vanderbilt (de Zodíaco), o elenco de O Espetacular Homem-Aranha  reúne Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone (Gwen Stacy), Rhys Ifans (Dr. Curt Connors), Dennis Leary (Cap. George Stacy), Sally Field (May Parker), Martin Sheen (Ben Parker), Irrfan Khan (Dr. Ratha), Annie Parisse (Mrs. Ratha), Campbell Scott (Richard Parker), Embeth Davidtz (Mary Parker) e C. Thomas Howell (Ray). Rumores ainda apontam a presença do ator Christoph Waltz no elenco, em um papel desconhecido que poderia ser o de Norman Osborn ou de J.J. Jameson. Sua estreia no Brasil será em 03 julho de 2012, a mesma data dos EUA.