A banda reunida para o anúncio em 2011. Tony Iommi está à direita.

A situação está ficando mesmo difícil para o Black Sabbath. A banda anunciou no dia 11/11/11 que iria reunir sua formação original para fazer um novo álbum de estúdio e uma turnê mundial, mas tudo tem dado errado desde então.

Primeiro, o guitarrista Tony Iommi foi diagnosticado com um linfoma; depois, o baterista Bill Ward divulgou que não iria mais participar da reunião por não concordar com o acordo financeiro de royalities; e agora, a banda teve que cancelar a planejada turnê pela Europa por causa do tratamento de Iommi.

Por enquanto, o grupo mantém uma única apresentação: no Download Festival, na Inglaterra, em 10 de junho de 2012, que originalmente seria apenas a primeira de uma série.

Segundo informes oficiais, as gravações do álbum de estúdio – o primeiro com a formação original desde 1978 – prosseguem normalmente, conduzido pelo produtor Rick Rubin.

Na maior parte das datas em que o Black Sabbath iria se apresentar, a banda será substituída por um alento: uma nova banda chamada Ozzy & Friends, que trará os remanescentes, Ozzy Osbourne nos vocais e Geezer Butler no baixo, juntos ao antigo guitarrista da carreira solo do primeiro, Zakk Wylde. O ex-guitarrista do Guns and Roses e do Velvet Revolver, Slash, também irá participar em alguns concertos.

Resta torcer para que Iommi consiga vencer a batalha contra o câncer e esta que é uma das mais importantes bandas de rock da história possa retornar aos palcos conforme o planejado.

O Black Sabbath se formou na Inglaterra como uma banda de blues rock em 1968, mas chegou às gravações em 1970 como um dos maiores expoentes do hard rock britânico. Com sua estética dark, letras profanas e sonoridade sombria, a banda ajudou a definir alguns dos elementos básicos do heavy metal, embora tecnicamente este nunca tenha sido o som do grupo.

A formação original – Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward – se separou em 1978, com o primeiro substituído por Ronnie James Dio. Em seguida, houve diversas outras formações.

O grupo original até se reuniu algumas vezes, como em 1985, 1998 e 2006, mas até hoje nunca lançou outro álbum de estúdio.