
Excelente notícia para os leitores de quadrinhos (e ótima desculpa para quem não lê quadrinhos dá uma olhada num produto): a editora Panini Comics – que republica o material da norteamericana Marvel Comics no Brasil – vai relançar no país o primeiro arco dos Novos Vingadores, a renovação da equipe dos “maiores heróis da Terra” ocorrida nos anos 2000 que os transformou no centro do Universo Marvel.
No começo da década de 2000, os Vingadores não viviam uma boa fase e a Marvel decidiu tentar uma coisa nova. Trouxe o escritor Brian Michael Bendis, mais conhecido por trabalhos autorais ou experimentais, para virar a revista da equipe de cabeça para baixo.
E o autor não fez por menos. Trabalhando com o desenhista David Finch (hoje desenhando o Batman), Bendis lançou primeiro o arco Vingadores: A Queda , em 2004, o qual simplesmente destrói a equipe. (Este arco já foi lançado em um encadernado da Panini, em 2008).
Em seguida, lançou a nova revista New Avengers, na qual depois de seis meses, Capitão América e Homem de Ferro resolvem remontar a equipe, mas com novos membros, heróis que não eram vinculados tradicionalmente aos Vingadores. Assim, nascem os Novos Vingadores, com a dupla acompanhada por Homem-Aranha, Wolverine, Luke Cage, Mulher-Aranha, Sentinela e Ronin (na verdade, o velho Gavião Arqueiro com outro nome e uniforme).
O trunfo de bendis foi manter alguns aspectos tradicionais – como o Capitão América e o Homem de Ferro – mas investir nos personagens mais famosos da Marvel (Homem-Aranha e Wolverine) e uni-los a outros como Luke Cage, que Bendis transformou em um personagem revelante e interessante nas aventuras de Jessica Jones, e outros bastante novos e pouco explorados, como o Sentinela.
O resultado foi claro: New Avengers se tornou a revista de maior sucesso da Marvel na época e mantém a posição intacta até hoje! E já são oito anos!
A Panini acerta a mão em aproveitar o lançamento do filme Os Vingadores para trazer um encadernado de luxo com as 15 primeiras histórias dos Novos Vingadores.
Na verdade, serão os dois primeiros arcos da revista: Montim que mostra a reunião da improvável equipe após uma fuga em massa de uma prisão para supervilões; e Sentinela, na qual recrutam e conhecem a história daquele que seria o mais poderoso herói da Marvel, mas sofre de graves problemas mentais.
Os roteiros de Bendis são ousados e cheios de bons diálogos (embora por vezes andem lento, é verdade) e os desenhos são excelentes, fruto de artistas de primeira linha, como David Finch, Steve McNiven e Frank Choi. O maior destaque, além da trama e das boas situações contruídas, é a interação entre os personagens, por meio da arte na qual Bendis é mestre.
O encadernado da Panini se chama Novos Vingadores: Montim!, faz parte do selo Marvel Deluxe, com acabamento diferenciado e capa dura, tem 380 páginas e o preço sugerido é de R$ 79,00. A capa é de David Finch.
Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.


Já que foi comentado… Luke Cage foi um personagem sumido do mapa que nos vingadores foi feito justiça com ele. Em alguns momentos segurou a equipe com as costas e foi recompensado com o destaque merecido. Rolar um resumo dele para frente? Pena que não rola mais o cabelo black power mais….
GostarGostar
É uma ótima ideia, Alrimar!
Aproveitando que, este ano, Luke Cage completa 40 anos de publicações, vamos produzir um post exclusivo para ele sim, mais para frente.
Ele foi o primeiro super-herói negro a ter uma revista própria e isso já faz dele importante por si só.
Um abraço!
GostarGostar