Moebius - ou Jean Giraud - mestre na arte da fantasia e surrealismo.

Outro grande se vai. O francês Moebius, talvez o maior ilustrador europeu do século XX, morreu hoje, aos 73 anos.

Nascido Jean Giraud em Nogent-sur-Marne, no subúrbio de Paris, estudou arte aos 16 anos e dois anos depois já estreava profissionalmente. Inicialmente, assinava seu próprio nome nos trabalhos que realizava, mas quando começou a ilustrar histórias de fantasia ou ficção científica começou a usar o pseudônimo Moebius, porque eram trabalhos mais experimentais. Mais tarde, também usou o nome Gir para assinar alguns trabalhos.

As belas texturas de Jean Giraud em Blueberry fizeram sucesso mundial.

Sua obra começou a chamar a atenção na Europa em 1960 quando passou a desenhar tiras de faroeste para a editora Pilote, usando seu próprio nome. No ano seguinte, surgiu Fort Navajo, um grande sucesso, desenhado por Giraud e escrito por Jean-Michel Charlier e que permaneceu sendo publicado até 1975.

Um dos personagens de Fort Navajo, Blueberry, ficou ainda mais famoso e ganhou histórias-solo, trabalho que deixou Giroud internacionalmente famoso. O artista ilustrou 29 livros (ou graphic novels) com Blueberry, tendo também escrito os últimos. O Personagem também fez sucesso no Brasil, que sempre teve um bom mercado para quadrinhos de faroeste.

Capa da Metal Hurlant dá destaque a Moebius: referência mundial em quadrinhos.

O nome Moebius nasceu em 1963, quando Giroud passou a escrever para a revista satírica Hara-Kiri, mas o nome se popularizou apenas a partir de 1975, quando participou da fundação da revista Metal Hurlant, talvez a mais importante revista de histórias em quadrinhos da Europa.

A Metal Hurlant se tornou uma referência internacional de qualidade, ousadia e experimentalismo, ganhando uma versão em língua inglesa, a Heavy Metal e também foi publicada no Brasil, nos anos 1980, sob o nome de Metal Pesado. A popularidade da revista legou até um longametragem para o cinema.

Foi na Metal Hurlant que Moebius lançou alguns de seus trabalhos mais famosos, como Garagem Hermética, Arzach e O Incal, todos começando a publicação entre 1980 e 1981. O último, inclusive, foi publicado no Brasil recentemente.

Sob o nome de Jean Giraud, Moebius também ilustrou o volume 19 da série de livros em quadrinhos XIII, sobre um espião sem memórias que é caçado pela sua antiga agência e por seus velhos inimigos. Também recém-publicada no Brasil, esta série foi mais baseada no livro de Robert Ludlum, A Identidade Bourne, que também gerou uma franquia cinematográfica de sucesso estrelada por Matt Damon.

Design de personagens e cenários para Alien, o grande sucesso de Ridley Scott.

Moebius também fez vários trabalhos para o cinema, criando conceitos visuais e designs para filmes como Alien – O Oitavo Passageiro, Tron, He-Man – Os Mestres do Universo, Willow, O Segredo do Abismo e O Quinto Elemento.

Como Moebius também fez trabalhos esporádicos com os super-heróis, como uma ilustração do Superman para Action Comics 400, em 1984, e a graphic novel Surfista Prateado, escrita por Stan Lee e publicada em 1988.

A belíssima ilustração de capa da graphic novel do Surfista Prateado com a aclamada parceria de Stan Lee e Moebius.

Jean Giraud sofria de câncer e vivia com a saúde debilitada há alguns anos, embora a causa oficial da morte ainda não tenha sido reveleda. Vivia em Paris, onde faleceu.

Designs para Tron...