Gavião Arqueiro: o azarão promete surpreender.

O Gavião Arqueiro será o principal personagem novo em Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reunirá nos cinemas pela primeira vez a equipe formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk. Ao contrário de seus colegas de time, que já tiveram filmes-solo ou participações importantes nos filmes dos outros (neste caso, a Viúva Negra, Nick Fury e o Agente Coulson), o agente da SHIELD Clint Barton, vivido por Jeremy Renner, fez apenas uma rápida participação em Thor. Com isso, ele vira um coringa dentro do panorama do filme.

O diretor Joss Whedon garante que o Gavião Arqueiro é um de seus personagens favoritos, um dos favoritos também dos fãs e é parte importantíssima do cânone dos Vingadores nos quadrinhos.

Nós queríamos o Gavião Arqueiro no time porque ele era um favorito dos fãs e adicionaria um pouco de “elemento-surpresa”. Ter um personagem que não é um herói principal que todo mundo conheça é algo muito legal. A coisa sobre o arco e flecha é algo que pega você de início – “ele só usa arco e flecha?” – As pessoas adoram os arqueiros porque é uma coisa muito primal e mortal, mas ao mesmo tempo em que é uma coisa muito elegante e adorável de assistir. Filmar um arco e flecha é um movumento muito específico e informa a maneira como Jeremy Renner se movimenta, também. Jeremy é muito atlético e pode trabalhar como um dublê, mas ao mesmo tempo, é extremamente preciso em seus movimentos, com algo de balé, o que é perfeito para o Gavião Arqueiro. Eu adoro a ideia de filmar ele olhando para um lado e atirando para outro, porque leva em consideração o vento e a trajetória de seu alvo. A ação do Gavião Arqueiro é fascinante como personagem e está lá no filme.

Jeremy Renner nas gravações em Nova York.

Já o ator Jeremy Renner, apresenta um pouco do contexto de seu personagem no filme:

[Clint] Barton está monitorando o Dr. Selvig para ter certeza de que ele não fará nada sobre o Tesseract [o Cubo Cósmico]. Ele é um cara intenso e que leva seu dever muito à sério, mas as coisas começam a dar terrivelmente errado com o Tesseract e, de repente, Barton está cara a cara com Loki, o que não é um lugar legal para se estar. Kevin Feige [o presidente do Marvel Studios] me mostrou imagens do Gavião Arqueiro de Os Supremos [a versão moderna e adulta dos Vingadores, publicada a partir de 2004 por Mark Millar e Bryan Hitch] e elas eram muito legais, mas o que eu mais gostei do que tudo, foi a ideia de que ele é um ser humano com uma grande habilidade que o torna um tipo de agente de ponta. Eu já interpretei alguns atiradores de elite antes e há realmente uma mentalidade interessante que vem junto com o fato de ser um atirador de ponta, então, eu pensei que era um personagem muito divertido de interpretar.

O visual clássico do Gavião Arqueiro nos quadrinhos. Capa de "Avengers 109", de 1972, por John Buscema.

O diretor Joss Whedon também justifica sua escolha pelo visual de Os Supremos em vez do tradicional uniforme (espalhafatoso) que o herói veste nos quadrinhos. É uma medida acertada, já que o visual tradicional do Gavião Arqueiro é impraticável no cinema. Curiosamente, nos quadrinhos do Universo Marvel tradicional, o herói está adotando um visual muito semelhante ao do filme, como se pode ver nas imagens promocionais da nova revista Avengers Assemble que será lançada em breve e trará a mesma formação do filme em ação, embora dentro da cronologia padrão do Universo Marvel. A revista será escrita por Brian Michael Bendis (responsável pela equipe desde 2004) e desenhada por Mark Bagley (desenhista com marcante passagem no Homem-Aranha).

Saiba mais sobre o Gavião Arqueiro clicando aqui.

O personagem com novo visual para 2012, em meio à equipe.

Dirigido e escrito por Joss WhedonOs Vingadores, estreia em 2012 reunindo um elenco estrelar: Samuel L. Jackson (Nick Fury), Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro),Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Scarlet Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Tom Hiddleston (Loki), Stellan Skargsgard (Dr. Selvig), Clark Gregg(Agente Coulson), Cobie Smulders (Agente Maria Hill) e Amanda Righetti (agente da SHIELD). Boatos têm “escalado” outros vilões do filme, como Thanos e o ator Jeffrey Wright foi vinculado a este papel em rumores passados. A estreia será em 04 de maiode 2012.

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo daMarvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.