Imagem clássica da revista reproduzida em movimento.

A DC Entertainment continua na produção de seus aclamados desenhos animados em longametragem, que constituem em algumas das melhores iniciativas na área dos super-heróis em quadrinhos nos últimos anos. Há poucos meses, a empresa lançou Batman – Ano Um e Justice League – Doom, com aventuras do homem-morcego e da Liga da Justiça, respectivamente, e está prestes a lançar Superman vs. The Elite, na qual o homem de aço combate um supergrupo de vigilantes amorais.

Contudo, ontem foram divulgadas as primeiras imagens da atração seguinte: uma adaptação da célebre história Batman – O Cavaleiro das Trevas (não confundir com o filme de mesmo título), uma minissérie em quatro capítulos publicada originalmente em 1986 com o título de The Dark Knight Returns, escrita e desenhada por Frank Miller. As imagens mostram um pouco do Batman envelhecido da trama e da versão feminina do Robin.

O traço do filme mimetiza a arte estilizada de Frank Miller na obra.

O desenho animado causa expectativa porque, para a maior parte da crítica, Cavaleiro das Trevas é a melhor história do Batman já publicada, senão, a melhor história em quadrinhos já publicada. Na trama, num futuro próximo, um Bruce Wayne envelhecido, de 55 anos de idade, está há mais de uma década “aposentado” de sua identidade de vigilante, mas uma onda crescente e descontrolada de violência atinge Gotham City e o milhionário decide que é a hora do cruzado encapuzado voltar à cena. A história faz uma crítica severa à sociedade norteamericana dos anos 1980 – a Era Reagan – e inaugura a tendência de mostrar Batman e Superman não como amigos, mas como rivais ferrozes. O clímax da eventura, inclusive, é uma grande batalha entre os dois.

Gotham City no filme.

No novo filme, a trama será dividida em duas partes – The Dark Knight Returns Part I e Part II – o que agradou à crítica, pois permite explorar a complexa trama em profundidade. Ainda mais tendo em vista que o original tem apenas quatro capítulos. Para se ter uma ideia, Batman – Ano Um (que também foi originalmente escrita por Frank Miller, mas desenhada pelo fantástico David Mazzucchelli) foi publicada em quatro capítulos e a adaptação em desenho animado foi absolutamente fiel ao original, praticamente, replicando cena por cena e até acrescentando um pouco.

A versão feminina do Robin.

O novo desenho terá vozes de Peter Weller (o Robocop!) como Bruce Wayne e Ariel Winter (como a Robin).

Saiba mais sobre Batman: O Cavaleiro das Trevas e outras histórias geniais do Batman em um post do HQRock clicando aqui.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.