
Parece que Homem de Ferro 3, fecho da primeira trilogia do “vingador dourado” publicado pela Marvel Comics, e levado aos cinemas pelo Marvel Studios, terá sua tela inteiramente tomada por supervilões! Além do Mandarim e do Coldblood, pelo menos mais dois oponentes devem figurar no filme.

A revista Variety afirma que o desconhecido ator Ashley Hamilton foi contratado para viver o vilão Firepower, no Brasil, Poder de Fogo; enquanto o site Latino Review diz que o ator William Sadler também está no filme e provavelmente para viver outro vilão, ainda não confirmado.
Nos quadrinhos, Poder de Fogo é uma poderosa armadura criada pelo Exército dos EUA que é testada justamente para matar (isso mesmo!) o Homem de Ferro, na conclusão do clássico arco Guerra das Armaduras, publicado em 1987 e escrito por David Michelinie e Bob Layton, com desenhos de Mark D. Bright (na maior parte) e Jackson Guice e Barry Windsor-Smith (no final), publicado em The Invencible Iron-Man 225 a 232. O capítulo no qual Poder de Fogo aparece é a edição 230 e a armadura é comandada pelo militar Jack Taggert. Uma curiosidade é que Taggert é afroamericano, enquanto o ator Hamilton é causasiano, invertendo a lógica dos filmes que criam mais personagens negros.

Quanto ao personagem de William Sadler, tendo em vista que se trata de alguém de mais idade – o ator tem 62 anos – não duvide se ele for Edwin Cord, um dos maiores rivais empresariais de Tony Stark nos quadrinhos, advindo das aventuras dos anos 1970, mas que é um dos criadores do Poder de Fogo. Ocuparia, assim, um lugar próximo ao de Justin Hammer em Homem de Ferro 2.
O porquê de tantos vilões no filme deve ser a tentativa de unir as duas tramas-mestre da produção: o vilão chinês Mandarim e o arco de histórias Extremis, na qual um vírus tecnorgânico transforma um bandido comum em um inimigo quase impossível de ser combatido. Extremis foi publicado em The Invencible Iron-Man (vol. 03) 01 a 06, em 2005, escrito por Warren Ellis e desenhado por Adi Granov, artista que também criou as armaduras do primeiro filme de Tony Stark.

No primeiro Homem de Ferro, de 2008, fica subtendido que o Mandarim comanda uma organização terrorista internacional conhecida como Sociedade dos 1o Aneis, numa referência clara à principal arma do vilão nas histórias em quadrinhos: dez aneis alienígenas e mágicos que o tornam extremamente poderoso. Esta acepção deve ser tomada por meio metafórico em Homem de Ferro 3, na qual o Mandarim irá provavelmente usar o vírus Extremis para criar uma série de oponentes para combater o vingador dourado. Já temos Coldblood e Poder de Fogo. Poderão vir outros, como Nevasca, por exemplo. E até o Homem de Titânio ou o Dínamo Escarlate.
Para conhecer mais os vilões do Homem de Ferro, leia o dossiê do HQRock sobre o personagem clicando aqui.
Produzido pela Disney e pelo Marvel Studios, Homem de Ferro 3 foi escrito pelo britânico Drew Pearce (da série No Heroics) e será dirigido por Shane Black (Maquina Mortífera, Beijos e Tiros). As filmagens iniciam nos próximos dias, no Estado da Carolina do Norte, nos EUA, mas também haverá gravações na China. O elenco trará novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark), Don Cheadle (James Rhodes), Gwynelt Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan), mais os novatos Guy Pearce (Aldrich Killian), Rebecca Hall (Maya Hansen), Andy Lau (cientista chinês), James Badge Dale (Eric Savin/Coldblood). Rumores escalam as atrizes chinesas Fan Bingbing e Yang Mi, como a esposa e a filha do personagem de Lau; bem como Ashley Hamilton (Jack Taggert/Poder de Fogo) e William Sadler (papel não-revelado). Ben Kingsley foi anunciado, possivelmente como o vilão Mandarim, mas ainda não oficialmente confirmado. A estreia está marcada para 03 de maio de 2013, mas antes, o Homem de Ferro está em cartaz no Brasil com Os Vingadores, desde o dia 27 de abril.
O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee, Jack Kirby e Don Heck em 1963, na revista Tales of Suspense 39, e desde então é publicado pela Marvel Comics. O personagem é membro fundador dos Vingadores.

