Com tantos mistérios cercando Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia comandada por Christopher Nolan sobre o homem-morcego publicado pela DC Comics e levado ao cinema pela Warner Bros., até sinopses foram raras do filme até agora.

Batman: sinopse mais detalhada.

Porém, a Warner Bros. divulgou uma nova sinopse – pois uma outra já havia sido lançada tempos atrás – agora com alguns detalhes a mais. Leia:

Passaram-se oitos anos desde que Batman desapareceu dentro da noite, mudando, em um instante, de um herói para um fugitivo. Assumindo a culpa pela morte do Promotor Público Harvey Dent, o cavaleiro das trevas sacrificou tudo pelo o que ele e o Comissário Gordon acreditavam ser a melhor coisa. Por um tempo, a mentira funcionou, levando a atividade criminosa em Gotham City ser esmagada ante o peso da Lei Dent anticrime. Mas tudo mudará com a chegada de uma ladra esperta com propósito misterioso. Mais perigoso, entretanto, é a emergência de Bane, um terrorista mascarado cujos planos implacáveis para Gotham levarão Bruce Wayne a deixar seu exílio autoimposto. Mas mesmo se ele voltar  a usar a capa e a máscara de novo, Batman pode não ser páreo para Bane.

A Mulher-Gato será o motivo da primeira volta do Batman. Mas qual sua ligação com o fim da mentira sobre Harvey Dent?

A sinopse não revela muito mais do que já sabíamos, porém, consolida a visão que já temos sobre a trama. O filme começa com Batman aposentado e extremamente debilitado fisicamente (fruto de sua carreira como vigilante). Ainda não é claro se Batman se aposenta logo após a morte de Harvey Dent no fim do filme anterior (esperamos que não, torcemos para que ele tenha continuado a agir por algum tempo, o que explicaria seus machucados, como a bengala por exemplo).

Contudo, a aparição da Mulher-Gato fará Bruce Wayne voltar a ser o Batman. Qual a ligação disso com a mentira acerca de Harvey Dent – pois o Batman assumiu a culpa pela morte dele e por seus crimes – é que não está claro.

O passado de Bane com a LIga das Sombras deverá ser explorado.

É durante essa volta que Batman deve ser perseguido pela polícia – como vimos nos trailers – e que enfrentará Bane pela primeira vez. Como o dois primeiros trailers já mostravam, Batman será derrotado e aprisionado em algum lugar, talvez fora de Gotham, na Ásia! O motivo da derrota será que, além de Bane ser um oponente brutal fisicamente, Wayne está em uma péssima condição física.

Então, com Batman ausente, a Liga das Sombras ataca Gotham com toda a força e a Mulher-Gato deverá unir as forças com o policial John Blake e o Comissário Gordon para combatê-los, mas não terão sucesso. Bane e seu grupo colocarão a cidade em estado de sítio e Bruce Wayne terá que lutar com todas as suas forças para voltar a Gotham e, em seguida, voltar a uma boa condição física para enfrentar seu novo inimigo. (Notou que o Batman “ressurge” duas vezes no filme?).

Bane quebra o Batman em A Queda do Morcego. Arte de Jim Aparo.

Esse delineamento também coloca a trama do filme intimamente ligada aos quadrinhos, especialmente aos arcos A Queda do Morcego e Terra Ninguém, dois dos mais importantes publicados nas últimas décadas. Em A Queda do Morcego, publicada em 1993 com roteiros de Alan Grant, Chuck Dixon e Doug Moench e desenhos de Norm Breyfogle, Jim Aparo, Graham Nolan, Jim Ballent e outros, Bane chega a Gotham para destruir o Batman. Extremanente forte e inteligente, chega até a descobrir a identidade secreta do herói. Assim, arma um plano genial em que liberta todos os prisioneiros do Asilo Arkham, obrigando ao homem-morcego a correr atrás de todos eles.

Batman é bem-sucedido, mas ao custo de sua saúde física e mental. Extremamente debilitado, Batman é alvo-fácil de Bane em uma luta e o vilão quebra a espinha do cavaleiro das trevas. Nas histórias seguintes, Jean-Paul Valley, o herói conhecido como Azrael, substitui Bruce Wayne como um novo Batman, mas se torna um louco psicótico, que obriga Robin e Asa Noturna a tentar detê-lo. Por fim, o próprio Bruce Wayne retorna, se recuperando fisicamente e tomando seu lugar de volta.

Terra de Ninguém: Gotham em estado de sítio e Batman para manter a ordem.

Já em Terra de Ninguém, em 2001, escrita por nomes como Greg Rucka e Ed Brubaker,e com desenhos de  Scott McDaniel e Ed Maguiness, dentre outros, alguns tempos depois, Gotham City sofre dois grandes abalos: uma epidemia de um vírus ebola e um terremoto de grandes proporções. Com a cidade destruída e a população reduzida, o Governo dos EUA decide extinguir Gotham e torna o seu territorio uma “terra ninguém”, que não pertence ao território do país. O “porém” é que milhares de pessoas permanecem na cidade abandonada e o crime organizado decide fazer suas próprias leis. Assim, alguns policiais liderados pelo ex-Comissário Gordon decidem manter a ordem por conta própria, ganhando logo o apoio de Batman e seus numerosos aliados.

O mistério sobre John Blake continua: há quem aposte que será o sucessor do Batman!

Quem conhece essas histórias fique ligado: elementos delas podem ajudar a explicar os mistérios restantes do filme.

Em linhas gerais, na trama do filme, acima apresentada, há muito mais a descobrir. O real papel de John Blake; a ligação de Bane com Ra’s Al Ghul; o fato de Miranda Tate ser Talia Al Ghul; a volta do Espantalho (pelo menos em uma participação pequena); o passado de Ra’s Al Ghul e muito mais. Ah, e talvez até a morte do Batman!

Quem dá mais?

Com história de David S. Goyer e Christopher Nolan; roteiro de Christopher Nolan e Jonathan Nolan; dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Batman/Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard(Miranda Tate/Talia Al Ghul), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Liam Neeson (Ra’s Al Ghul), Josh Pence (o jovem Ra’s Al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham, Anthony Garcia), Matthew Modine (vice-comissário Foley), Alon Abutbul (Dr. Leonid Pavel), Joey King (jovem Talia Al Ghul), Aiden Gillen (agente da CIA), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Rob Brown, Will Estes, Josh StewartBurn Gorman e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.