
Já faz alguns meses que os rumores de que a sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox, poderia se chamar X-Men – Days of the Future Past estão correndo a web. Agora, o produtor e escritor Bryan Singer confirma: este será mesmo o nome do novo filme, que é o título – em português Dias de um Futuro Esquecido – de uma das mais famosas histórias da equipe mutante.
Em entrevista ao site IGN, Singer não somente confirmou o novo título, como deixou bem claro que o vindouro filme terá ligações diretas com a trilogia original dos X-Men no cinema (a qual ele dirigiu os dois primeiros) e afirmou:
O universo dos X-Men é tão grande quanto o próprio universo Marvel. É a hora de explorar isso e colocar alguma conectividade entre os filmes, algo que a Marvel fez tão bem.

Foi escrita por Chris Claremont e John Byrne e desenhada por este último, publicada em Uncanny X-Men 141 e 142, de 1981, sendo, de fato, a última produção da dupla que produziu a melhor fase dentre todas com a equipe. (Leia mais aqui). A trama mostra um futuro distópico no qual os mutantes são perseguidos e exterminados pelos Sentinelas, gigantescos e poderosos robôs autônomos. Em busca de mudar os fatos, os sobreviventes dos X-Men, que incluem versões envelhecidas de Wolverine e Tempestade, conseguem combinar os poderes de Franklin Richards e Rachel Summers para enviar Kitty Pride de volta ao passado e impedir o evento que desencadeou todos aqueles fatos: o assassinato do senador Robert Kelly pela Nova Irmandade de Mutantes liderada por Mística.

O procedimento dá certo e Kitty Pride ocupa a mente de sua versão mais jovem no presente – uma menina de 13 anos recém-ingressa nos X-Men – e precisa convencer os X-Men a irem a Washington e impedir o atentado, mesmo com Kelly sendo um fervoroso opositor aos mutantes. Um clássico absoluto da Era de Bronze dos Quadrinhos, que foi publicado diversas vezes no Brasil – a mais recente na coletânea 40 Anos da Marvel no Brasil, pela editora Panini Comics, que com sorte, ainda pode ser encontrada em livrarias. (Outro dado curioso é que a história serviu de inspiração para o filme O Exterminador do Futuro, de James Cameron, que tem exatamente a mesma premissa).
O que será que Bryan Singer e o diretor Matthew Vaughn estão tramando? Farão uma viagem no tempo que conectará a franquia do passado (Primeira Classe) com a franquia do presente (trilogia dos X-Men)? Ou de maneira mais simples, mostrará uma história em dois tempos, no passado e no presente? Em ambos os casos seria uma boa oportunidade de trazer velhos nomes do elenco da trilogia original.
Há de se lembrar que personagens como o Senador Kelly e Kitty Pride apareceram na trilogia.
X-Men – Day of the Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final); e será dirigido por Matthew Vaughn e produzido por Bryan Singer. O elenco principal deve retornar, liderado por James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto) e Jennifer Lawrence (Raven/ Mística). As gravações iniciam em janeiro de 2013 e o lançamento será em 18 de julho de 2014.
Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

