Liga da Justiça: filme com direção de Ben Affleck?

Estamos em uma semana de notícias bombásticas. Após a querela entre Marvel e Fox pelo Demolidor e a confirmação de que Joss Whedon irá dirigir Os Vingadores 2, chega mais uma: a Warner Bros. convidou o ator Ben Affleck para ser o diretor do vindouro filme da Liga da Justiça, que poderia reunir Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Aquaman e outros e o estúdio pretende realizar nos próximos anos e tentar emular o sucesso da concorrente Marvel. Quem deu o furo foi a Variety.

Affleck é o único diretor que recebeu a versão mais recente do roteiro, escrita por Will Beall (de Caça aos Gangsters).

Embora possa causar estranheza à princípio, é preciso ter em mente que Ben Affleck é sim um diretor. Já lançou dois filmes, Medo da Verdade e Atração Perigosa, que foram muito bem recebidos pela crítica e fizeram bom retorno, já que foram produções de baixo custo. Seu terceiro filme na cadeira de diretor, Argo, estreará em breve.

Ben Affleck no poster de Hollywoodland, onde interpreta George Reeves, o Superman dos anos 1950.

Além disso, a carreira de Affleck despontou justamente quando ele e Matt Demon ganharam o Oscar de Melhor Roteiro Original por Gênio Indomável, filme ao qual também estrelaram.

Por fim, Affleck é um conhecido fã de quadrinhos. De verdade. O ator viveu o Demolidor no filme do herói produzido pela Fox em 2003 e também o Superman, ou melhor, o ator George Reeves que o interpretou na série de TV dos anos 1950 em Hollywoodland, um ótimo drama de época que investiga o que aconteceu com aquele ator, encontrado morto com um tiro com suspeita de suicídio e evidências de assassinato.

Ben Affleck ainda não aceitou o convite, mas vai sentar com o estúdio nos próximos dias para discutir ideias.

Com o fim da trilogia do Batman de Christopher Nolan, a Warner, que é dona da DC Comics, só tem programado efetivamente o lançamento de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia do maior de todos os heróis dirigido por Zack Snyder. Os planos de lançamento do filme da equipe são para 2015, mas isso vai depender totalmente de seu direcionamento.

Também estão em produção (lenta) filmes para Flash (com roteiro de Marc Guggenheim e Michael Green) e Mulher-Maravilha (com roteiro de Michael Goldberg); além de uma já anunciada nova série de filmes do Batman para 2016.

Ben Affleck tem 39 anos e nasceu em Berkeley, na Califórnia. Em seu currículo estão filmes como Procura-se Amy, Shakespeare Apaixonado, Armageddon, Dogma, Pearl Harbor, A Soma de Todos os Medos, Demolidor, Hollywoodland e Ele não está tão afim de você. Também atua como roteirista (ganhador do Oscar) e diretor.

[Atualização: A notícia caiu como uma bomba na internet e já gerou uma série de respostas. O site Deadline Hollywood se apressou em dizer que Affleck recusou o convite e que a Warner já partiu em busca de outro diretor. E mais: que o principal “alvo” é David Yates, que dirigiu os quatro últimos filmes da série Harry Potter para o estúdio. Parece que a Warner tem pressa. Aliás, que quer lançá-lo em 2015 tem que correr mesmo. Fim da atualização].

A Liga da Justiça foi criada por Gardner Fox e Mike Sekowski, em 1960, reunindo heróis previamente criados. Formado pelos maiores heróis da DC Comics – Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Arqueiro Verde, Aquaman etc. – a equipe sempre teve destaque em sua cronologia. Desde o reboot cronológico e editorial da DC em 2011, a revista Justice League é uma das de maior sucesso do mercado de quadrinhos atuais.