O novo volume editado pela Panini: momentos marcantes na carreira do herói.

Já há alguns anos, a editora Panini Comics – responsável por reproduzir no Brasil o material original da Marvel Comics dos EUA – vem lançando aquela que é a coleção favorita dos fãs de quadrinhos: Biblioteca Histórica Marvel. Na coleção, são reeditados em acabamento de luxo – capa dura, cores refeitas, papel especial – as mais antigas histórias dos principais heróis da Casa das Ideias.

Quase sempre escritas por Stan Lee e com desenhos de artistas clássicos como Jack Kirby, Steve Ditko, Don Heck e outros, esses volumes mostram porque a Marvel Comics tomou de assalto o mercado de quadrinhos nos anos 1960, derrubando até então a poderosa e intocável DC Comics.

A boa notícia é que a Panini está lançando um novo volume da coleção: Biblioteca Histórica Marvel – Homem-Aranha Vol. 04. O livro traz um dos momentos mais importantes da história do herói aracnídeo: exatamente o fim da parceria entre Stan Lee e o desenhista Steve Ditko, bem como as primeiras aventuras do sucessor deste, John Romita.

Dentre as histórias publicadas estão marcos históricos, como a história O Capítulo Final (que empresta a capa ao volume), na qual o Homem-Aranha é soterrado por toneladas de equipamentos numa câmara subaquática que está sendo inundada, o covil do vilão Dr. Octopus. Mas o herói precisa sair dali ou não poderá levar o único remédio que pode curar sua Tia May, a beira da morte. É um dos maiores clássicos do “cavaleiro das teias”, exemplo de superação que Stan Lee, ao ver as páginas desenhadas por Steve Ditko disse: “Você acaba de desenhar as três páginas mais famosas da história dos quadrinhos”. E estava certo!

Para detalhes sobre essa fase, leia o dossiê do HQRock sobre o Homem-Aranha, clicando aqui.

Além daquela história, o novo volume da Panini traz a transição fundamental na vida de Peter Parker, quando este deixa o colégio Midtown nos Queens e vai estudar na Universidade Empire State em Manhattan. Com isso, os personegens Harry Osborne e Gwen Stacy são introduzidos pela primeira vez.

E falando neles, o volume traz as duas primeiras histórias desenhadas pelo magnífico John Romita – desenhista que se tornaria o mais vinculado à imagem do Homem-Aranha – que trazem a revelação da identidade secreta do Duende Verde, encerrando um mistério que se desenvolvia nas revistas fazia dois anos, bem como o vilão também descobrindo a identidade secreta de Peter Parker, sendo o primeiro a fazer isso.

Biblioteca Histórica Marvel – Homem-Aranha vol. 04 tem 240 páginas em papel especial e capa dura e o preço é de R$ 65,00. Os textos são de Stan Lee e dos desenhos de Steve Ditko (oito histórias) e John Romita (duas histórias), publicados originalmente na revista Amazing Spider-Man 31 a 40, entre 1965 e 1966.

Quem tiver interesse é bom ter um pouco de pressa: os volumes 01 e 02 estão esgotados nas livrarias. Enquanto isso, a Panini tem um longo caminho pela frente, pois nos EUA a coleção já tem 13 volumes!

Além do Homem-Aranha, a coleção Biblioteca Histórica Marvel tem volumes dedicados aos Vingadores, Thor, Homem de Ferro, Capitão América, Demolidor e X-Men.

Os outros…
…volumes…
… da coleção.

O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.

O Homem-Aranha acaba de completar 50 anos de publicação. Saiba mais sobre o mais popular dos heróis da Marvel aqui.