Novo encadernado com outro lado da Guerra Civil.

A saga Guerra Civil foi a mais importante dos Vingadores na década passada. Publicada como uma minissérie em sete partes, escrita pelo (sempre polêmico) Mark Millar (de Kick-Ass e O Procurado) e desenhada por Steve McNiven entre 2006 e 2007.

Na trama, um acidente envolvendo heróis de terceira categoria resulta na morte de 600 pessoas, a maioria crianças. Em reação, o Congresso dos EUA decide votar uma Lei de Registro que obriga todos os superseres a revelarem suas identidades e trabalharem para o Governo. Tony Stark, o Homem de Ferro, é o Secretário de Defesa dos EUA e Diretor da SHIELD e aprova a medida. Porém, fica surpreso quando seu velho amigo Capitão América se mostra contrário à lei, por achar que fere os direitos civis.

Como nenhum dos lados cede, instaura-se uma guerra civil entre as duas facções de heróis que resultará em nefastas consequências e na total mudança do status quo do Universo Marvel. É justamente este o ponto do novo encadernado a ser publicado pela Panini Comics, editora que republica o material original da Marvel Comics no Brasil. Os Novos Vingadores: Guerra Civil coleta as aventuras dos Novos Vingadores antes, durante e depois da Guerra Civil, aprofundando a ambientação da Guerra Civil em si, mas agora, não na minissérie principal, mas na revista mensal New Avengers, com as aventuras da equipe.

É recomendável ler antes Motim…

Os Novos Vingadores: Guerra Civil é, assim, uma sequência direta de Os Novos Vingadores: Motim, publicada meses atrás, que mostra a reunião dos Novos Vingadores após a fuga de supercriminosos da Balsa, prisão especial em Nova York. Assim, Motim mostra o desenvolvimento da nova equipe formada por Capitão América, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Wolverine, Luke Cage, Sentinela, Mulher-Aranha, Ronin (Gavião Arqueiro), Miss Marvel e alguns outros. Porém, a Guerra Civil vem e muda tudo.

Guerra Civil também já foi publicada em um encadernado, portanto, agora é a hora de ver o “outro lado” da história: os detalhes do que acontece com os Novos Vingadores em meio ao conflito. É isso o que mostram as edições de New Avengers 16 a 25, publicadas entre 2006 e 2007, escritas por Brian Michael Bendis e desenhada por vários artistas, como Steve McNiven, Mike Deodato Jr., Leinil Yu, Olivier Coipel e Richard Isanove.

… e em seguida Guerra Civil (minissérie principal), antes da nova.

Os Novos Vingadores: Guerra Civil possui 288 páginas em papel couchê, capa dura, acabamento de luxo e preço de R$ 70,00. A capa fantástica, com Wolverine em primeiro plano, é do desenhista brasileiro Mike Deodato Jr., que ilustrou algumas das histórias originais.

Resumindo, a ordem de leitura para quem quer entender bem é: 1) Os Novos Vingadores: Motim; 2) Guerra Civil; 3) Os Novos Vingadores: Guerra Civil.

Os Vingadores surgiram nos quadrinhos em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.